Os cinco prefeitos saíram da Associação dos Municípios da Região Carbonífera, Amrec, estão formando um novo Consórcio para tratar das questões de Saúde e devem deixar também o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec, Cisamrec.
“Esse é o nosso primeiro passo. Vamos cuidar primeiro do que é necessário, como as questões de saúde. Ainda não cogitamos mas podemos também pensar em talvez uma nova associação de Municípios”, confirma o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, do PSDB, que envia projeto à Câmara nesta terça-feira (25).
Para que possa ser implementado, o projeto precisa passar pelas Câmaras de Vereadores dos Municípios que pretendem o novo consórcio. Atualmente o cisamrec tem 27 municípios e através do Consórcio questões de saúde como a compra de medicamentos e insumos, são partilhadas com custos mais acessíveis.
Além de Rogério Frigo, os prefeitos de Siderópolis, Franqui Salvaro, de Criciúma, Clésio Salvaro, de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri e de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, anunciaram que não mais pagariam a mensalidade da Associação dos prefeitos da Região Carbonífera, Amrec, após divergências quanto a nomeações.
O novo presidente, Noi Coral, trocou o diretor da Associação e os prefeitos divergentes solicitaram que ele fosse colocado no Cisamrec, o que não aconteceu. A saída dos cinco prefeitos da Amrec deixa a Associação em situação complicada financeiramente.