Em oito anos de governo, o prefeito Clésio Salvaro (PSD), implantou quatro pronto atendimentos na cidade, o que contribui para desafogar os atendimentos no Pronto Socorro do Hospital São José, único que atende pelo SUS em Criciúma. O quarto pronto atendimento foi inaugurado nesta segunda-feira (2), na Santa Luzia.
A previsão é que sejam realizados em médica 5 mil atendimentos por mês, o pronto atendimento 24 horas tem serviços semelhantes aos das Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Com atendimento de enfermagem, médico, curativo, administração de medicamento, além também de exames complementares para elucidação e diagnóstico, como exames laboratoriais e exames de raio-x.
Além do Pronto Atendimento no Bairro Santa Luzia, a prefeitura inaugurou outras três Unidades de Pronto Atendimento. A primeira foi no Bairro Próspera, em 2018. “No meu primeiro mandato já havíamos encaminhado essa UPA mas quando fui novamente eleito, ela estava fechada e nós a reabrimos”, explica o prefeito Clésio Salvaro. Em 2021 foi inaugurada a UPA do Rio Maina e no início deste ano a UPA do bairro Boa Vista.
O investimento mensal em todos os pronto atendimentos é de cerca de R$ 2,3 milhões e são pelo menos 35 mil pessoas atendidas.
“Sabemos que a saúde é um dos pilares mais importantes para garantir a qualidade de vida de nossos cidadãos, e é por isso que investimos cada vez mais na melhoria do atendimento e na infraestrutura necessária para que todos tenham acesso aos cuidados que merecem, com rapidez e eficiência”, declarou o Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro durante a inauguração nesta segunda-feira.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Deivid Freitas a necessidade de ampliar a oferta deste serviço surgiu a partir de um levantamento realizado na rede de saúde, na qual foi identificado um número expressivo de pacientes atendidos nas UPAs da Próspera e do Rio Maina “Nós temos três UPAs, agora vamos para a quarta, uma unidade de pronto atendimento em cada região da cidade praticamente, agora ampliando os serviços de saúde o mais próximo da população daquela região”, ressaltou.
Com aproximadamente 15 salas, o pronto atendimento no Bairro Santa Luzia contará com áreas específicas para recepção, pronto atendimento, consultórios médicos, consultórios ginecológicos e uma sala de emergência para pacientes em estado crítico. A sala de espera, que terá capacidade para 60 pessoas, foi projetada para garantir conforto e reduzir o tempo de espera, permitindo que os pacientes sejam atendidos com agilidade e encaminhados rapidamente para o atendimento adequado.