O presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Pastor Jair (PL), fez apelo ao prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), para ajudar na busca de recursos para a construção da nova sede do Legislativo. A intenção é buscar emendas de deputados estaduais e federais para pelo menos iniciar a nova sede neste ano.
O terreno foi cedido pela prefeitura. São 6.700 m² dentro do Parque da Prefeitura. É próximo ao ginásio e ao centro de eventos e conta com estacionamento.
Também já estão prontos projetos complementares. Em novembro de 2023 o então presidente da Câmara, Salésio Lima (PSD) instituiu o grupo de trabalho pró-construção da nova Câmara formado por vereadores e representantes da sociedade organizada.
A ex-presidente da Câmara, Roseli de Luca (PSDB), integrante da Comissão, explica que o projeto está pronto e poderia ser licitado imediatamente.
Só faltam os recursos. O orçamento é de cerca de R$ 20 milhões.
O projeto envolve por exemplo um auditório para 240 pessoas que vai possibilitar reuniões, palestras e cursos não somente para integrantes da Câmara mas para interessados da comunidade em geral. “Hoje nós não temos na cidade um auditório com essa capacidade intermediária”, informa.
O projeto contempla ainda 21 gabinetes com cinco salas para as reuniões de comissões, recepção, parte administrativa, estacionamento, captação de água da chuva e energia solar.
“Na atual sede da Câmara não temos por exemplo as salas de comissões. As reuniões são realizadas no plenário ou no plenarinho e temos que aguardar terminar uma para começar outra. A proposta da nova Câmara é pensada a longo prazo. A Câmara não é só para agora. No local onde estamos por exemplo estamos há 40 anos”, conclui.
Roseli trabalhou em seu mandato como presidente para alavancar a proposta de uma nova sede e a ideia seguiu também com Salésio Lima (PSD), que comandou a Câmara no ano passado.
Além da ex-presidente da Câmara de Criciúma, Roseli De Lucca (PSDB); o grupo de trabalho para a construção da nova sede é formado pelo ex-presidente Salésio Lima (PSD), o atual presidente Jair Alexandre (PL); pelo arquiteto da Prefeitura Municipal, André de Lucca (responsável pela elaboração do projeto arquitetônico da nova sede); por Alessandro Giusepe da Rocha, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense (Sinduscon); André Luiz Santiago de Castro, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL); Mauro Pedro Losso, presidente do Observatório Social de Criciúma; Valcir José Zanette, presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), e Adriano Klafke, presidente do Fórum das Entidades de Criciúma (Forcri).