O novo presidente do PSD de Santa Catarina, Eron Giordani, assume de fato a função nos próximos dias e pretende a primeira reunião da Executiva já com planejamento para o partido visando as eleições de 2024. Em entrevista ao blog nesta quinta-feira, ele antecipou que a meta são 180 candidatos a prefeito e citou em Criciúma o deputado federal Ricardo Guidi como nome que pode disputar a cadeira no executivo pelo PSD. “ Vejo nele um político qualificado, preparado e com condições de administrar a cidade”, resumiu.
Eron também tem planos para a criação do PSD Agro e a realização das Olimpíadas do PSD.
Confira a entrevista:
Quando o sr assume de fato a presidência do PSD?
Nós enviamos a relação da Nova Comissão Provisória ao Kassab na data de hoje e ele deve produzir as alterações até a próxima semana.
O foco são as eleições muncipais?
A organização do partido está focada nas eleições municipais de 2024. Vamos fazer um planejamento para criar estruturas micro e macro regionais, definir lideranças que possam a partir dessas estruturas partidárias identificar e promover as candidaturas do partido nas eleições municipais, vamos criar uma agenda para reativar os movimentos do partido: Jovem, Empreendedor, Mulher e vamos criar o PSD agro e vamos fazer um ciclo muito grande de novas filiações e de formação e qualificação partidária nos meses de agosto e setembro. Para o mês de outubro vamos realizar as olimpíadas estaduais do PSD.
O que seriam as olimpíadas?
Nós vamos estimular através do esporte a união, reunião do partido e será um ano com um grande encontro provavelmente no mês de novembro na grande Florianópolis trazendo todos os vencedores regionais das etapas regionais para uma grande confraternização. Então tem um calendário que seria proposto na primeira reunião da executiva que deverá ocorrer, se não dia 27 de março no dia 3 de abril, com todo o planejamento anual, com vistas ao fortalecimento do partido para as eleições.
O PSD tem uma meta de quantos candidatos a prefeito pretende ter em 2024?
Nós estamos instalados hoje, com comissões provisórias em 266 municípios. Queremos atingir 180 candidaturas.
Candidaturas a prefeito, não somente composição em majoritária…
Sim, a prefeito.
Aqui em Criciúma, o PSD tem hoje o vice-prefeito e nesta data o presidente da Câmara, também do PSD, assume a prefeitura interinamente. Isso é um indício que o PSD deve permanecer nesse mesmo grupo ou o PSD abre diálogo com outros grupos para 2024?
Em Criciúma nós temos importantes líderes que já estão preparados, testados nas urnas e com qualidade classificação para ser candidato a prefeito, a exemplo também do deputado federal Ricardo Guidi. A discussão da forma e de eventuais composições vai se dar a partir da própria comissão executiva municipal. Nós vamos respeitar muito as questões locais sem intervenção, mas tentando estimular sim uma candidatura própria. Principalmente nas grandes cidades.
Então, o pré-candidato a prefeito pelo PSD seria o deputado federal Ricardo Guidi?
Eu não tive conversa com o deputado Ricardo Guidi ainda para saber se ele deseja…
Mas é o nome?
Vejo nele um político qualificado, preparado e com condições de administrar a cidade.