A deputada federal Geovânia de Sá é a presidente do PSDB de Criciúma, antigo partido do prefeito Clésio Salvaro, Na entrevista exclusiva que concedeu ao blog, ela cita os nomes da vereadora Roseli de Luca ou do secretário Acélio Casagrande como possíveis parta a composição com o PSD, que tem o secretário-geral da prefeitura, Arleu da Silveira como pré-candidato a prefeito. A tendência é a composição com o pré-candidato, apoiado pelo prefeito Clésio Salvaro mas ao mesmo tempo, Geovânia enfatiza que está preparada para um possível projeto de candidatura a prefeita.
A sra assumiu a presidência do PSDB de Criciúma, estamos em ano eleitoral. Qual o caminho do partido para as eleições deste ano?
Estamos organizando o partido. Temos uma nominata já montada, organizada. É claro que alguns nomes podem sofrer alteração mas queremos eleger no mínimo três vereadores. Estamos trabalhando principalmente a nominata para que realmente tenhamos o partido forte, como sempre foi na cidade. Mesmo com a migração do prefeito Clésio Salvaro para o PSD, mas estamos sempre juntos no projeto e claro, dessa forma, podemos estar na majoritária. Temos nomes para isso, vereadores, vários vereadores que continuam no parteiro e vamos até no mês de março assim que ficar definida vamos ver se vamos compor ou não a majoritária. A nossa ideia, nosso objetivo é sim estar em uma prefeitura a prefeito ou vice.
Mas pode-se dizer que há uma tendência de vocês continuarem em uma coligação com o candidato do prefeito Clésio Salvaro?
Pode acontecer até porque essa relação, a própria vinda de várias lideranças, assim como a minha, do Acélio Casagrande, Roseli, vereadora Geovana, Márcio Daros , todos os nossos vereadores, a maioria veio para o partido através da liderança do prefeito Clésio. A gente diz que a cidade está acima de qualquer partido político. O que nós queremos? Um bom projeto para a cidade.
Fala-se muito no nome do secretário Acélio, atual secretário de saúde, foi bem votado em Criciúma em 2022 para deputado estadual , para compor como vice. Já existem conversas sobre isso?
A gente conversa de maneira informal. Dentro da eleição eleitoral existe o prazo para que haja essa tratativa de compor isso e até as convenções do partido, que se da lá pelo mês de julho, existe sim essa possibilidade. Acélio é um grande nome assim como o da vereadora Roseli de Luca, que tem colocado seu nome à disposição e que não concorre mais a vereança, então é um nome também, porque é uma mulher e tem uma grande liderança na cidade, já foi secretária de educação, e o Acélio como secretário de saúde e o grande número de votos feitos na cidade de Criciúma. São grandes nomes para estar na majoritária.
Fazer parte da majoritária é uma condicionantes ou o PSDB pode estar com o PSD sem fazer parte da majoritária?
Não é bem uma condicionante, é nosso desejo. É nossa expectativa estar na majoritária. Mas isso tudo será feito com conversas, alinhamento, vamos conversar com o prefeito Clésio os partidos vão estar reunidos e unidos e se realmente tiver um nome para compor o projeto vamos lutar para isso.
A questão da nominata. Como isso está sendo trabalhado? Pq há nomes que inclusive são vereadores hoje e que poderiam migrar a outro partido…
Nós temos o mês de março até o dia 3 de abril existe uma janela por onde os vereadores poderão migrar. É claro que hoje temos uma nominata montada, com nomes de mulheres e homens e vamos ver quem fica.
Já tem os 18 nomes?
Hoje temos 21 nomes . Estamos conversando com cada pré-candidato e se alguém migrar temos nomes para incluir porque hoje são 18 nomes para compor uma legenda partidária.
E o seu nome para a candidatura a prefeita? Está fora ou ainda existe possibilidade?
Está à disposição. Se for um projeto. Como não existe nada definido, se for uma alternativa eu estarei com certeza à disposição, Vontade e preparada para isso eu estou. Então, melhor estar preparada e não ser do que não estar preparada e ser.
A sra é suplente , assume a vaga no lugar da Carmen Zanotto, hoje secretária estadual de saúde. Ela é um nome para a disputa pela prefeitura de Lages. A sra conversa com ela sobre isso? A tendência é que ela vá?
Nós não conversamos sobre isso porque isso tem que ser uma vontade dela. Existe a expectativa e até acredito que o próprio governador Jorginho que tem uma relação muito boa com a deputada Carmen… ela sendo é um dos nomes mais viáveis na cidade de Lages até porque concorreu quase sozinha a deputada federal, levou uma votação muito alta e na última eleição para prefeita perdeu por 56 votos. Então acredito que é o momento dela. Eu acredito que ela sendo candidata, claro que não tem ninou; em eleito mas a expectativa é grande de ela fazer uma grande eleição na cidade de Lages e terá com certeza meu total apoio.
Até porque se ela vencer a eleição a sra se efetiva..
Me torno titular com certeza. Muito bom para a cidade de Criciúma e para o estado né?