Leia também: Vereador protocola requerimento na Câmara de Criciúma para alertar sobre o fato de crianças estarem esperando por horário de aula na chuva.
10/05/2022 18:31

A primeira coligação selada 

O PSD e o União Brasil são os primeiros partidos a selarem uma coligação para as eleições deste ano em Santa Catarina. A confirmação aconteceu na reunião de líderes estaduais do PSD, sob o comando do presidente estadual da sigla, deputado Milton Hobus onde foi aceita a proposta do pré-candidato ao Governo pelo União Brasil, Gean Loureiro de que as vagas de vice e de senador sejam para o PSD. O ex-governador Raimundo Colombo apressou-se em colocar o nome à disposição para o senado na mesma reunião. Nos bastidores, a informação é que há intenção de outras siglas para a aliança e que o PSD poderá abrir mão de uma das vagas em nome de uma composição viável eleitoralmente. A costura entre o União Brasil e o PSD vem sendo há tempos alinhavada a muitas mãos.

Conversa

No mesmo dia que foi selada a coligação entre o União Brasil e o PSD, o deputado estadual Kennedy Nunes, presidente estadual do PTB e pré-candidato ao senado, teve longa conversa com o senador Esperidião Amin e o presidente estadual do PP, Sílvio Dreveck. Na pauta, a possibilidade de aliança encabeçada por Amin como candidato ao governo e Kennedy ao senado. O mote colocado a mesa foi a campanha em prol da reeleição de Bolsonaro, uma das principais bandeiras de Kennedy Nunes. 

Primeira coligação selada; A pergunta de Aldo Rosa; Kennedy Nunes e Amin; Prefeito de Chapecó na muda

Na muda

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, que receberia nesta terça-feira o Governador Moisés para assinatura de convênios, não participou da reunião seu partido, o PSD, que selou a coligação com o União Brasil, que tem Gean Loureiro como pré-candidato ao Governo de Santa Catarina. Devido ao mau tempo, Moisés, que é pré-candidato à reeleição pelo Republicanos,  não esteve em Chapecó como o previsto, mas o repasse de cerca de R$ 60 milhões para o município deve acontecer na próxima semana. Até lá, Rodrigues deve ficar tal e qual passarinho na muda quando o assunto é o apoio para um dos pré-candidatos ao governo nas eleições deste ano.

Recursos

Entre os prefeitos do PSD em Santa Catarina, o de Videira, Dorival Carlos Borga oficializou ao presidente estadual da sigla, Milton Hobus "apoio incondicional “ à reeleição do Governador Carlos Moisés da Silva, do Republicanos. Entre as justificativas na extensa carta, a de que o município de Videira recebeu “recursos infinitamente superiores” do atual governo em relação inclusive a quando a administração estadual era do PSD.

 A pergunta do Aldo

O secretário Nacional do PP, catarinense Aldo Rosa, questiona a aproximação do PSD com o União Brasil em Santa Catarina em razão do cenário nacional. Aldo afirma que presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, colocou o candidato ao governo mineiro da sigla, Alexandre Kalil, em contato com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, visando a coligação PT/PSD no primeiro ou no segundo turno. Também raciocina que Luciano Bivar, presidente nacional do União Brasil, está se colocando como candidato a Presidente com Chapa Pura. “Isso evidencia apoio indireto ao Lula, um vez que tira os votos de Bolsonaro”, analisa. Diante do cenário, Rosa questiona a posição de lideranças catarinenses dos dois partidos.

Indicação

Chamou atenção na entrevista do pré-candidato a deputado estadual pelo PSB, Fábio Brezola à  Jornalista Emili Amaral da Jovem Pan, o fato de ele afirmar que caso seja eleito, vai defender a permanência do ex-governador Eduardo Moreira no BRDE junto com o ex-prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon. Ambos são do MDB, partido que ensaia coligação com o Governador Moisés, pré-candidato à reeleição pelo Republicanos. O PSB tem Dário Berger como pré-candidato ao Governo na Frente de Esquerda em Santa Catarina. 

Bastidores

Há quem diga aliás, que as chances de Dário Berger de fato encabeçar chapa em coligação com os partidos de esquerda foram reacesas com as últimas pesquisas, que mostram a redução da diferença entre Lula e Bolsonaro em estados brasileiros. Em Santa Catarina até então, era voz corrente nos bastidores que o candidato ao governo  “das esquerdas”seria Décio Lima, do PT e não Dário Berger, do PSB . Neste cenário há quem aposte na possibilidade de flexibilização por parte do PT em relação a candidatura ao Governo. A conferir.

Morro da Fumaça

O vereador e presidente da Câmara de Morro da Fumaça, Robson Francisconi, do PP, lembra que o município conta com Lei que regulamenta a telemedicina desde julho de 2021 mas que não foi colocada em prática. Robinho é ex-secretário de Saúde e autor da lei e lembra que em várias cidades do Brasil a telemedicina foi adotada, principalmente em razão da pandemia. Na última quarta-feira, o Conselho Federal de Medicina divulgou as normas que regulamentam o serviço médico em todo o país. A norma foi publicada no Diário Oficial da União.

 Escolas

O vereador Edivânio Manenti, do PL,  protocolou um requerimento na Câmara de Criciúma para alertar sobre o fato de crianças estarem esperando por horário de aula na chuva. Segundo ele, chegou ao seu conhecimento que algumas crianças que chegam mais cedo, de ônibus ou van, esperam pelo horário de aula fora da escola, sem a supervisão de adultos e sem cobertura para proteger os estudantes, de sol ou chuva. No requerimento o vereador pede ao município alguma iniciativa para acolher estes alunos da melhor forma possível e acrescenta que a situação não é de apenas uma escola.

 Urussanga

O Cônsul Geral da Itália na circunscrição Paraná e Santa Catarina. Salvatore di Venezia e o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Moacir Sopelsa, do MDB, são autoridades aguardadas para a comemoração  do 30º aniversário do Gemellaggio entre Urussanga e Longarone. A programação vai de 19 a 29 de maio. “A celebração é uma forma de manter as nossas raízes históricas, os nossos valores e costumes, e deixar um legado de tudo aquilo que foi construído para mostrar aos nossos descendentes e aqueles que vieram depois do Gemellaggio, que Urussanga tem uma história ligada à Itália”, destaca o Prefeito de Urussanga, Jair Nandi, do PSD.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Enviando Comentário Fechar :/