Primeiro negro eleito para a Câmara de Criciúma em 12 anos não teve apoio do Movimento Negro - Karina Manarin

Primeiro negro eleito para a Câmara de Criciúma em 12 anos não teve apoio do Movimento Negro

Com formação em gestão pública e processos gerenciais, Amaral Bittencourt é o primeiro negro, em 12 anos, a ser eleito vereador em Criciúma.

 Filho do ex-vereador Manoel Satiro Bittencourt, o Nelo Satiro, Amaral participou de quatro eleições. 

Em 2012 fez 1011 votos, em 2016, 1915 votos em 2020 1396 votos e em 2024 alcançou 2136 votos, sendo o segundo mais votado do PSD. A campanha foi feita sem apoio sequer do movimento negro da cidade. Ele foi também o nono mais votado entre os 170 candidatos a vereador em Criciúma neste ano. 

“Em todas as minhas campanhas eu nunca fui procurado por nenhum representante do Movimento Negro para me apoiar. Nesse ano cheguei a procurar mas não tive respaldo. Fui eu, a minha família, grupo de amigos, apoiadores e minha moto”, relatou Amaral ao blog. 

O pai de Amaral, Nelo Satiro, foi eleito presidente do Sindicato dos Mineiros em 1966, sendo o primeiro negro a presidir o Sindicato. Em 1980, Nelo ajudou a fundar o PDT em Criciúma, partido pelo qual foi eleito vereador ao alcançar  546 votos.

Recentemente a  Câmara de Vereadores de Criciúma teve em 1996 a vereadora Maria Edil, mulher negra e em 2012 teve o Pastor Jevis. Desde então nenhum negro foi eleito vereador.

 

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.