O TRE voltou aos trabalhos nesta segunda-feira (22), e nesta terça-feira (23), analisa mais um embargo declaratório referente à Ação de Investigação Judicial Eleitoral que pede a cassação do senador Jorge Seif Júnior dos suplentes Hermes Klann e Adrian Rogers Censi.
No final de 2022, o mesmo Tribunal julgou três embargos de declaração referentes ao mesmo processo. Naquela ocasião, a ação foi declarada improcedente.
Na origem, a AIJE foi proposta pela coligação “Bora Trabalhar” (Patriota/PSD/União), sob o fundamento da prática ilícita de abuso de poder econômico ao senador e seus suplentes, além dos empresários Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan e Almir Manoel Atanázio dos Santos, ex-presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista/SC.
Com o julgamento no TRE, caso a defesa de Jorge Seif Júnior não apresentasse mais nenhuma contestação, a Ação “subiria” para o TSE. A apresentação do embargo atrasa o julgamento no tribunal em Brasília para onde a coligação “Bora Trabalhar” (Patriota/PSD/União), deve recorrer.