Professora da Unesc passa a integrar a Academia Criciumense de Letras - Karina Manarin

Professora da Unesc passa a integrar a Academia Criciumense de Letras

A professora da Unesc, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, passa ocupar a Cadeira nº 8 da Academia Criciumense de Letras (ACLe). A diplomação ocorreu na noite de sexta-feira (26), no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.  “Congregar na Academia Criciumense de Letras, por onde passaram e frequentam proeminentes figuras do ambiente acadêmico, artístico, intelectual e político, me enche de orgulho e me incentiva ainda mais na continuidade da produção de escritos, quer sejam artigos ou livros”, declarou a professora.

Morgana Cirimbelli Gaidzinski, passa ocupar a Cadeira nº 8 da Academia Criciumense de Letras

A Cadeira n° 8, agora ocupada pela professora Morgana Gaidzinski pertencia a Dahil Formanski.

“Nos enche de orgulho presenciar esta conquista da professora Morgana. Uma profissional que se dedica de corpo e alma à nossa Unesc e à comunidade. Vimos ela sonhar e tornar o Museu de Zoologia uma realidade que educa milhares de jovens. Além disso, ela uniu esse amor pelo ensino e pelo meio ambiente à paixão pela literatura e lançou lindas obras com ricas aprendizagens. Com certeza, a Cadeira nº 8 da Academia Criciumense de Letras está em ótimas mãos”, ressalta a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Idealizadora e fundadora do Museu de Zoologia da Universidade, a bióloga tem profundo envolvimento com a literatura e já publicou cinco livros, o primeiro deles, em 1995, intitulado “Glossário de Biologia”, com o objetivo de facilitar o conhecimento dos termos técnicos e conceitos científicos empregados na biologia.Em 2013, lançou o livro “10 Anos do Museu de Zoologia”, com a intenção de apresentar o resultado das atividades desenvolvidas, além de ressaltar a importância dos museus como espaço de difusão e popularização do conhecimento.

Em 2017, Morgana publicou o terceiro livro: “Vamos ao Museu!”, uma cartilha com informações sobre o Museu de Zoologia, a fim de auxiliar professores na preparação, organização e realização das visitas ao local.No mesmo ano lançou o primeiro livro infantil: “Pintado, o Mascote do Museu”, que conta a história do gato-maracajá, animal símbolo do Museu de Zoologia. O segundo livro infantil de Morgana, “Vitorino, a tartaruga Vitoriosa!”, narra a história de uma tartaruga-marinha, da espécie conhecida popularmente como cabeçuda, e apresenta inúmeros desafios enfrentados por ela no habitat natural, em decorrência dos impactos ambientais que colocam em risco a sobrevivência nos oceanos.

 

(Com informações e fotos/  Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.