O programa “Porto de Portas Abertas” proporcionou uma visita técnica de profissionais do Crea-SC ao Porto de Imbituba, administrado pela SCPAR. O evento, que aconteceu em setembro, reuniu especialistas da região Sul do estado e foi organizado pela diretora regional de Tubarão, engenheira civil Daniela Milanez Zarbato.
“Essa visita é uma oportunidade para discutirmos engenharia e compartilhar experiências do Crea-SC com toda a equipe portuária e com os profissionais que atuam aqui”, destacou.
Cerca de 50 profissionais participaram do evento, que também contou com a presença do presidente do Crea-SC, engenheiro civil Kita Xavier. “Estamos aqui para conhecer um pouco da movimentação portuária e reforçar com os profissionais o papel do Conselho na valorização da profissão”, afirmou.
O senador Beto Martins, ex-prefeito de Imbituba e ex-secretário de Estado de Portos e Aeroportos, prestigiou a reunião e ressaltou a importância do setor portuário para o orçamento municipal. “Imbituba conta hoje com um orçamento de 370 milhões de reais para cerca de 50 mil habitantes. O Porto movimentará, somente este ano, 8 milhões de toneladas, consolidando a região como uma alternativa logística competitiva”, ressaltou. Martins também se colocou à disposição para discutir pautas relacionadas à área de engenharia.
O diretor-presidente da SCPAR, Urbano Lopes de Sousa Netto, e o gerente de Engenharia e Infraestrutura, engenheiro eletricista Luiz Gustavo Piucco, destacaram o papel da engenharia no Porto de Imbituba, que prevê um investimento de mais de 50 milhões de reais em obras em 2024. O Cais 3, a obra de maior investimento, permitirá a ampliação da capacidade de recebimento de embarcações e equipamentos de maior porte, com previsão de entrega para 2025.
*Origem do Porto de Imbituba*
O Porto de Imbituba foi construído pelos ingleses em 1880 para escoar a produção de carvão extraído nas minas na cabeceira do Rio Tubarão, transportada pela Estrada de Ferro Donna Thereza Christina.