Projeto torna o Dia da Consciência Negra feriado em SC - Karina Manarin

Projeto torna o Dia da Consciência Negra feriado em SC

Santa Catarina pode ter mais um feriado. Isso porque, um projeto para tornar o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra como feriado no estado tramita na Assembleia Legislativa. A proposta, da suplente de deputada Vanessa da Rosa (PT), está na Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

Suplente de Deputada Vanessa da Rosa

 Ela ocupou cadeira na Assembleia Legislativa por um mês e apresentou também projeto para reserva de 20% das vagas para negros em concursos públicos realizados no estado. 

A proposta que prevê o feriado no Dia da Consciência Negra ainda não tem relator na CCJ. O presidente, Camilo Martins (Podemos), é quem vai definir o deputado para relatar o projeto.

“Para mostrar que SC reconhece a luta e a colaboração do povo negro para a construção deste estado, que foi construído por muitos que para cá vieram escravizados.”, justificou a autora. 

Dia 20 de novembro é o dia da morte de Zumbi dos Palmares. Atualmente, 1.260 municípios já decretaram feriado neste dia, em estados como Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro. 

O projeto que previa 20% de cotas para negros em concursos públicos foi arquivado na CCJ na última quarta-feira (22). 

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.