A prefeita eleita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD) , detalhou a reforma administrativa protocolada em conjunto com o atual prefeito Fabrício Oliveira (PL). Juliana solicitou a Fabrício que o projeto seja encaminhado para deliberação na Câmara Municipal ainda em 2024, possibilitando sua sanção logo após a posse do novo governo, em 1º de janeiro.
A proposta foi elaborada pela equipe de transição, reafirmando um compromisso de campanha de Juliana Pavan para modernizar e otimizar a gestão pública municipal.
A reforma, que será apresentada ao Ministério Público nesta segunda-feira (9), será implementada em duas etapas e prevê uma economia de R$ 2,8 milhões anuais, totalizando cerca de R$ 10 milhões ao longo do próximo mandato.
Entre as principais medidas estão a redução de cargos comissionados, a extinção de oito secretarias municipais e um corte significativo nos custos administrativos.
Os recursos economizados serão destinados a áreas prioritárias, como o programa esportivo Bolsa Atleta, além de projetos sociais e culturais. Novos fundos também serão criados, incluindo os de Políticas para Mulheres, Desenvolvimento da Região Sul e Assistência às Pessoas com Deficiência, reforçando o compromisso da nova gestão com inclusão e eficiência.
Além disso, a reforma valoriza os servidores de carreira, tornando exclusivas para concursados as posições de direção no BC Previ, Funservir, escolas e núcleos de educação infantil.
Outra novidade é a criação de um escritório para projetos e captação de recursos, que ampliará a capacidade do município de atrair investimentos estaduais e federais para grandes obras, especialmente na área de infraestrutura.
Anúncio de novos secretários
Durante a coletiva realizada na sede do Sinduscon, Juliana Pavan apresentou quatro novos nomes que integrarão seu governo a partir de janeiro de 2025, destacando a combinação de inovação e experiência.
Angelita Koslowski, advogada, será a nova chefe da Controladoria Geral do Município, reforçando o compromisso com a transparência e o combate a práticas antigas.
Na Secretaria de Compras e Patrimônio, assume Leocádio Giacomello, advogado com vasta experiência no setor público.
Allan Muller Schroeder, advogado, administrador e presidente do PDT, liderará a Fundação Cultural. Já Ary Souza, advogado e ex-vereador, será o novo secretário de Gestão de Pessoas.
Os nomes se somam aos previamente divulgados, que abrangem áreas como segurança, esporte e urbanismo, formando uma equipe robusta e estratégica.
Já haviam sido anunciados Carlos Humberto Silva (Planejamento Urbano), Diogo Catafesta (Esporte), Maria Ester Menegasso (Educação), Leandro Índio da Silva (Comunicação e Gabinete, interinamente), Evaldo Hoffmann (Segurança), Auri Pavoni (Emasa), Diego Montibeler (Procuradoria), Dão Koeddermann (BC Previ), Beto Castilho (Articulação) e Magda Bez (Fazenda).
Os nomes para as secretarias de Turismo e Saúde ainda não foram divulgados. As nomeações devem ser anunciadas na próxima semana.