A Câmara de Vereadores do Balneário Rincão terá sessão extra na próxima quarta-feira (22), com os vereadores José Carlos Pinto, o Pico (MDB) e Calo Loko (PL), devidamente acomodados em suas cadeiras. Os dois, que trocaram mais que farpas na disputa pelo mesmo assento na Câmara, já obtiveram decisão acerca do assunto.
O presidente da Câmara, Fernando Casagrande (MDB), bateu o martelo e definiu o que já havia antecipado ao blog na última quarta-feira. Conforme Fernando, o vereador Pico fica com a disputada cadeira.
A briga dos vereadores iniciou quando Calo Loko (PL), publicou no grupo dos vereadores que gostaria de sentar na cadeira que seria do vereador Airton Ferreira, eleito em 2024, mas que deixou a vaga na Câmara para assumir a Secretaria de Infraestrutura.
Pico, que ficou como suplente nas eleições de 2024, reagiu alegando ter ocupado a cadeira em seus três mandatos como vereador e chegou a dizer em áudio de whats que se o vereador Calo Loko sentasse na cadeira ele o “arrancaria pelo pescoço”.
Veja um trecho do vídeo:
Ocorre que a regra definida pelo presidente da Câmara foi de que os lugares a serem ocupados pelos vereadores seriam os mesmos do dia da posse.
Os suplentes então ocupam a cadeira utilizada pelo titular no dia da posse. Assim, Pico ficará com a cadeira ocupada por Airton ferreira e Calo Logo permanece no lugar que sentou no dia que tomou posse para o mandato.
As sessões ordinárias na Câmara do Balneário Rincão acontecem iniciam no dia 4 de fevereiro. Na próxima semana a sessão extra será para renovação do convênio de repasse de recursos da prefeitura para o Hospital São Donato, de Içara.
Veja a nota oficial do presidente da Câmara sobre o assunto:
Em relação às cadeiras da Câmara de vereadores, o presidente se posiciona:
Após o episódio lamentável, que acompanhamos nas redes sociais, envolvendo dois vereadores, gostaria de me posicionar, afinal, sou representante desta Casa. Primeiro, que nosso município precisa de discussões de alto nível e não uma briga por posições de cadeiras.
A posição da cadeira, para o cidadão, é irrelevante e não deveria ser pauta na imprensa e nos grupos de WhatsApp. O que o nosso Balneário Rincão precisa é uma briga para atrair investidores, mostrar para as pessoas que o município é um lugar próspero e feito por pessoas responsáveis e que acreditam no seu potencial.
Nós somos a cidade que mais cresce na região, viramos a chave. E por isso, não temos mais espaço para esse tipo de coisa. Os rinconenses precisam ter orgulho dos legisladores que colocaram na Câmara, que vão trabalhar nos próximos quatro anos para o desenvolvimento e fiscalização da nossa cidade. A cadeira, é apenas um móvel.
Fernando Casagrande
Presidente da Câmara de Vereadores do Balneário Rincão