Retificação de números de pesquisa e presença de Bolsonaro. A disputa acirrada pela prefeitura de Palhoça - Karina Manarin

Retificação de números de pesquisa e presença de Bolsonaro. A disputa acirrada pela prefeitura de Palhoça

O ex-presidente Jair Bolsonaro, no roteiro que fez por Santa Catarina neste fim de semana, parou em um posto de gasolina, onde fez discurso em prol da candidatura do prefeito Eduardo Freccia, candidato à reeleição pelo PL de Palhoça, um dos maiores municípios de Santa Catarina. 

Bolsonaro parou em um posto de gasolina para discursar em favor de Freccia

Ocorre que a disputa eleitoral no município, que tinha o atual prefeito como favorito no início da corrida eleitoral, acirrou-se, com Luciano Pereira, do PSD, encostando em Freccia.

 A confirmação veio depois de o deputado Sérgio Guimarães (União Brasil), contestar publicamente uma pesquisa do Instituto Mapa e solicitar por meio jurídico informações sobre o levantamento. 

A esposa do deputado, Dayana Guimarães (União Brasil), é candidata a vice na chapa encabeçada por Luciano Pereira (PSD).

No vídeo, o deputado refere-se a uma pesquisa publicada no dia 10 de setembro na TVBV, com Eduardo Freccia com 41% e Luciano Pereira 23%, e que foi retirada do ar. De acordo com esse levantamento, a diferença seria de 18%

O deputado em vídeo, disse que recebeu os números na íntegra de sua assessoria jurídica e que havia um “empate técnico” entre os dois candidatos. Guimarães apontou Freccia com 36,2% e Luciano Pereira com  31%.

No dia 12 de setembro, o site da TVBV retificou os dados apresentados no dia 10 de setembro, justificando um equívoco nos números percentuais no sistema. Com isso, os novos números apresentados apontam os dois principais candidatos com o seguinte percentual: Eduardo Freccia (PL), com 42,3% e Luciano Pereira (PSD), com 36,3% dos votos. 

Diferença de seis pontos percentuais.

Veja os números de todos os candidatos a prefeito de Palhoça de acordo com a pesquisa retificada de acordo com a publicação no site da TVBV:

“ A pesquisa realizada em 420 entrevistas por telefone chegou ao resultado de intenções de voto válidos no município de Palhoça, sem margem de erro, em que 42,3% afirmam voto a Eduardo Freccia, do PL. A pesquisa aponta Luciano Pereira, do PSD, com 36,3% dos votos; Tânia Slongo, do PT, tem 11,9% das intenções de voto. Ana Vaz, do PSOL, tem 5,3% das intenções de voto válidos. A pesquisa apontou ainda o candidato Gilliard Martins, do PDT, como último colocado, com 4,2% das intenções de voto”. 

A pesquisa registrada no TSE sob nº SC-02925/2024. Matéria na integra no site da TVBV.

A retificação dos números e o esforço do governador Jorginho Mello (PL), para colocar Bolsonaro na agenda de Palhoça indicam que a disputa pela prefeitura do município  deve ser no “voto a voto”,  nessa reta final da corrida eleitoral .

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.