Presidente Jair Bolsonaro gravou vídeo para a candidata do PL em Criciúma, Júlia Zanatta, Registradas quatro desistências de candidatos a vereador. Plano de Desenvolvimento encabeçado pela Unes é destaque na Câmara de Urussanga
14/10/2020 21:02

Café da Manhã com Schiochet

Deputado Federal Fábio Schiochet, presidente estadual do PSL, estará nesta quinta-feira em Criciúma para café da manhã com integrantes do partido na cidade. A chamada reunião de trabalho do PSL terá ajustes inclusive na nominata proporcional. Com a desistência de uma candidata, a justiça eleitoral exigiu reajustes. Mais que isso no entanto, a expectativa é quanto ao racha que havia se instalado no partido há alguns dias, com informações inclusive sobre possibilidade de mudança no comando municipal da sigla, o que acabou não ocorrendo. Pelo menos por ora, o advogado Jefferson Monteiro não somente permanece como presidente do PSL em Criciúma como é candidato a vereador pela sigla.

 Agenda

Nesta quarta-feira,  Schiochet cumpriu agenda em Balneário Arroio do Silva onde participou de reunião com integrantes do PSL. No município, o candidato a prefeito pelo partido é Evandro Scaini. Shiochet esteve também em Forquilhinha onde o PSL tem chapa pura encabeçada por Vanir Carlos Nola com Ademir José Rocha como vice. A chapa teve o registro deferido hoje e o lançamento oficial da candidatura está marcado para o dia 17 de outubro.

 

A candidata a prefeita de Criciúma pelo PL, Júlia Zanatta distribuiu através de suas redes sociais o vídeo com o apoio do presidente Jair Bolsonaro.

 

Fundo

O uso ou não do Fundo Partidário é tema constante nas eleições deste ano. Entre os candidatos a prefeito de Criciúma, Júlia Zanatta, do PL recebeu R$ 150 mil. A questão específica nesse caso é que o presidente Jair Bolsonaro chegou a fazer campanha em janeiro para que não houvesse voto em quem usasse o "fundão". Mais tarde no mesmo mês no entanto, Bolsonaro, sob alegação que poderia sofrer impeachment, sancionou o Orçamento com a verba de R$ 2 bilhões destinada ao financiamento de campanhas. 

Cocal do Sul

Em Cocal do Sul, um entre os oito candidatos a vereador pelo PSD, um declarou que não usará o Fundo Eleitoral em sua campanha. Trata-se de Ramon Oening, que concorre a cadeira na Câmara pela primeira vez. O PSD está coligado na majoritária  com o PP, que tem como candidata a prefeita Aninha Scarpato e o PDT. 

 

 Marco para o desenvolvimento

O Plano de Desenvolvimento Regional encabeçado pela Unesc, foi destaque na Câmara de Vereadores de Urussanga em sessão nesta semana. O vereador Jair Nandi, do PSD, candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo atual prefeito, Luiz Gustavo Cancellier, do PP, destacou a criação de diretrizes para todos os futuros gestores municipais da região, com o crescimento sustentável dos municípios. O plano, que iniciou em 2020 a realização de diagnóstico e definição de objetivos das cidades para os próximos 30 anos já tem mais de 800 entrevistas. De fato trata-se de um marco para o desenvolvimento de toda a Amrec.

 

 Baixas na Proporcional

Os candidatos a prefeito e vereador aguardam agora pelo deferimento de suas candidaturas para então consolidar a campanha. Em Criciúma, chapas proporcionais perderam candidatos. Estão registradas até o momento quatro renúncias e um indeferimento, que pode ser corrigido já que há espaço para apresentação de defesa por parte do candidato.

 

Mulheres

 No Podemos, Lucas Dallo, que chegou a ter o nome colocado como pré-candidato a prefeito, desistiu.  No PL há duas baixas sendo uma de uma mulher, no PDT há desistência de uma mulher e uma desistência de um candidato no DEM. A questão feminina na eleição tem peso porque pela lei eleitoral, a cada três homens deve haver uma mulher na disputa. Caso uma desista, ou se coloca outra na vaga ou três homens serão retirados do páreo.

 

Içara

O empresário Zefiro Giassi é dos mais requisitados pelos candidatos a prefeito em Içara. Depois da reunião que teve na última semana com o candidato do PSD, Alex Michels, nesta semana recebeu o candidato do MDB, Arnaldo Lodetti Júnior. Na ocasião, Arnaldo detalhou as principais propostas de cada área com foco no Desenvolvimento Econômico e entregou ao empresário uma versão impressa do Plano de Desenvolvimento para Içara.

 

 

 Julgamento suspenso

O assunto desta quarta-feira  na política estadual foi o adiamento do julgamento da reclamação da Associação dos Procuradores do Estado de Santa Catarina , Aproesc, contra as decisões do Tribunal de Contas do Estado, TCE e da Secretaria de Estado da Administração que suspenderam a verba de equivalência. O grupo de Câmaras de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina decidiu por maioria dos votos, quinze, converter o julgamento em diligência para que seja promovida a citação do Governador Carlos Moisés, do PSL. O prazo é de quinze dias. Ocorre que o reajuste para os Procuradores é o motivo alegado para o pedido de impeachment contra o Governador e a vice que está na Assembleia Legislativa e haverá reunião do Tribunal do Impeachment no dia 23 de outubro para deliberar acerca do afastamento ou não do governador do cargo. Confira no vídeo a situação inusitada que pode se instalar.

 

 

História

Deputada Ada de Luca, do MDB, ao lembrar os 28 anos da morte doe Ulysses Guimarães, revelou que poderia estar no helicóptero que caiu no dia 12 de outubro de 1992. Ada trabalhou com o então deputado federal por anos, como chefe de gabinete e só não viajou no dia por problema de saúde da filha. Além de Mora e Ulysses Guimarães, também morreram o senador Severo Gomes e a esposa, Maria Henriqueta, além do piloto Jorge Comemorato. Até hoje, os corpos e a aeronave não foram localizados.

 

Criciúma bem na pista

Criciúma muito bem representada pelo piloto Bruno Smieleviski, que conquistou durante o fim de semana mais uma vitória. Dessa vez no Endurance Brasil, no Circuito de Velopark, em Porto Alegre. Com 18 anos, Bruno é estreante em campeonatos de provas de longa duração, e o piloto mais novo do grid do Império Endurance Brasil.  A dupla Bruno e Aldoir, alcançou o Topo do pódio na classe P3 e a 18º posição geral em um grid de 32 carros inscritos.  Bruno Smielevski corre desde os 13 anos. Foi destaque no kartismo nacional em 2018 e no ano passado estreou no automobilismo. 

 

Enviando Comentário Fechar :/