O Colegiado da Defesa Civil da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense realizou reunião extraordinária na noite desta quarta-feira junto a coordenadoria regional. Além da mobilização dos profissionais para o atendimento da população e com atuação colegiada, a decisão é que quanto ao retorno às aulas , cada município avalie seu caso.
O Colegiado conforme as demandas municipais, tem buscado manter dois boletins diários sobre a a situação.
O prefeito de Maracajá, Anibal Brambila decretou situação de emergência após as fortes chuvas que atingiram o município. O Decreto cita, principalmente a precipitação de um grande volume de água nos dias 03 e 04 de maio, que resultou em danos e prejuízos à cidade.
O Rio Mãe Luzia transbordou, alagamentos foram registrados, famílias ficaram desalojadas e houve ainda perdas na agricultura.
Confira o boletim do Colegiado da Defesa Civil da Amesc: do dia 04/04/2022 – 20 horas
– Araranguá: apresenta pontos de alagamentos na localidade de Barranca, famílias estão sendo retiradas de suas residências, e sendo realocadas em familiares ou abrigos. Está trabalhando pra conseguir caminhões, e realizar os transportes de maneira mais eficiente. O município disponibilizou um local para locar as famílias, com todo suporte necessário.
– Balneário Arroio do Silva: Dentro da normalidade. Equipes municipais atuando em pontos de alagamentos a fim de reduzir os efeitos dos mesmos.
– Ermo: no momento o rio baixou 1,65 m. Seu maior limite foi 6,60 m. A comunidade de Turvo Baixo que se encontra sem acesso com uma lâmina d’água de 70 cm na estrada a uma distância de 600 m e também na comunidade de Água Branca a estrada possui uma lâmina d’água de 35 cm a uma distância de 400 metros.
-Jacinto Machado: Dentro da normalidade. A Barragem do Rio Leão está apenas 20cm acima do nível, baixando 10cm em relação ao dia de ontem.
-Maracajá: Hoje pela manhã das 6h até às 12h o rio subiu cerca de 10 cm. A tarde ele se manteve estável. Foram retiradas mais 2 famílias com a ajuda do Corpo de Bombeiros Militar, totalizando desde ontem 21 famílias desalojadas. Aos demais que ficam em áreas de risco se recusando a sair , solicitado que saiam. O rio nesse momento ainda estável.
– Santa Rosa do Sul: Defesa civil segue monitorando a Barragem do Rio Leão na comunidade de Tenente, e realizando vistorias constantes no município sem danos maiores.
-Sombrio: A Defesa civil de Sombrio junto e o Sr Jonas, Secretário de Obras e Agricultura, realizou vistorias na cidade e monitoraram os rios, os quais se encontram um pouco acima do normal mais nada que venha a preocupar a cidade.
-Timbé do Sul: Até aproximadamente às 16h de hoje os rios estavam com os níveis baixando. A defesa civil juntamente com a secretaria de obras municipal faziam o trabalho de limpeza e desassoreamento de passagem molhada e deslocamento de massa que ocorreram durante a chuva. Ao final da tarde o rio voltou a encher rapidamente devido a quedas de barreiras que ocorreram nas encostas. Felizmente ninguém ficou feriado e houve somente pequenos danos materiais. Até o momento temos poucas estradas com acúmulo de água e algumas pontes foram danificadas.
Os demais municípios se encontram dentro da normalidade.