PSD ratifica pré-candidaturas de dois Ricardos; Filho do ex-deputado Manoel Mota pré-candidato pelo Republicanos; o sucessor de Clésio - Karina Manarin

PSD ratifica pré-candidaturas de dois Ricardos; Filho do ex-deputado Manoel Mota pré-candidato pelo Republicanos; o sucessor de Clésio

BOEIRA NO PSB

O ex-deputado federal Jorge Boeira, que recebeu convite oficial do comando nacional do PSB para a filiação ao partido para a pré-candidatura ao governo de Santa Catarina, comunicou durante o fim de semana que estará a partir desta segunda-feira com lideranças nacionais e estaduais de vários partidos. A intenção, especificou, é a construção de uma Frente de partidos de “centro” e de “esquerda”. Com isso, Boeira praticamente sela sua saída do PP, partido ao qual é filiado atualmente, de alinhamento a direita ou, no máximo centro-direita, e que, dizem os bastidores, pode receber a filiação do presidente Jair Bolsonaro. A chegada de Boeira ao PSB e a decisão do partido de liberar dois deputados de Santa Catarina para a desfiliação sem perder o mandato, indica a meta do novo presidente em Santa Catarina, Cláudio Vignatti, que pretende o “resgate” dar alinhamento à esquerda do PSB, antes sob o comando de Paulinho Bornhausen, egresso do antigo PFL que tornou-se depois Democratas. Vignatti e Boeira foram deputados federais pelo PT.  Nesta salada, o que se pode concluir é que está em construção em Santa Catarina é uma Frente com partidos de esquerda e centro-esquerda, em busca de pelo menos marcar presença no cenário. 

 O cenário

O presidente estadual do PSB, Cláudio Vignatti, é pré-candidato a deputado federal pelo partido em 2022. Jorge Boeira, ainda no PP, já reclamava da “falta de espaço”para compor em majoritária. Se já não existia, fica mais restrito com a possibilidade de filiação de Bolsonaro ao PP, que reforça a possibilidade de Esperidião Amin ser candidato ao governo em 2022. 

 Dois Ricardos

O PSD de Criciúma, ratificou em reunião na noite de sexta-feira na cidade, as pré-candidaturas a deputado estadual do vice-prefeito Ricardo Fabris e federal de Ricardo Guidi. Na ocasião, também ficou definido que o atual secretário de Assistência Social e Habitação de Criciúma, suplente de vereador Bruno Ferreira e Alexandre Bristot Rocha vão conduzir o PSD Jovem. O deputado estadual Júlio Garcia, que é vice-presidente do partido em Criciúma, também participou do encontro e reforçou que a decisão sobre sua pré-candidatura ou não à reeleição, só acontece em dezembro. 
PSD ratifica pré-candidaturas de dois Ricardos; Filho do deputado Manoel Mota pré-candidato pelo Republicanos; o sucessor de Clésio

 Sucessor

A deputada federal Geovânia de Sá e o presidente da Câmara de Criciúma, vereador Arleu da Silveira, são presenças constantes em todas as inaugurações de obras da prefeitura de Criciúma. Não foi diferente no fim de semana, quando o prefeito Clésio Salvaro entregou a pavimentação de 23 ruas., com investimento de mais de R$ 9 milhões, além da reforma do Centro Comunitário do bairro Ana Maria. Neste cenário, a principal pergunta é: quem será o sucessor do prefeito Salvaro para as eleições de 2024? 

sasasasa

 

 Em Sombrio

Pré-candidato a deputado estadual pelo MDB, o ex-prefeito de Turvo, Tiago Zilli, teve grande demonstração de apoio em reunião de lideranças em Sombrio na última semana. Anotada a presença de filiados, membros do diretório, candidatos a vereadores eleitos e suplentes, prefeita Gislaine Cunha, vice prefeito  e presidente do MDB de Sombrio, Jeriel Isoppo e ex prefeito de Sombrio Zênio Cardoso.

sasasasa

 Motinha no Republicanos

Na região da Amesc, mesma do ex-prefeito de Turvo, Tiago Zilli, surge um nome novo, com base no MDB mas que deve concorrer a deputado estadual pelo Republicanos nas eleições de 2022. Trata-se do advogado Marco Antônio Mota, o Motinha, que é filho do ex-deputado estadual Manoel Mota. Manoel Mota ficou por 34 anos na Assembleia Legislativa, cumprindo sete mandatos. Todos pelo MDB.

 Questionou

A vereadora Giovana Mondardo, do PCdoB, solicitou através de requerimento, mais informações sobre o decreto publicado pelo prefeito Clésio Salvaro na última sexta-feira, que torna facultativo o uso de máscaras em ambientes externos. A regra é válida para quem tem o esquema vacinal completo. No documento, a vereadora questiona sobre  a base científica para justificar a facultatividade do uso de máscara, e a fiscalização e controle que serão adotados para garantir que apenas pessoas que se enquadrem nos critérios estipulados pelo decreto deixem de usar máscara nos espaços previstos. O requerimento deve ser votado nesta semana no Legislativo de Criciúma.

 Na área

Pré-candidato a deputado estadual Pepê Collaço, amplia apoios na Amrec, onde tem entre seus principais apoiadores o vereador Rodrigo Gonçalves, de Içara. Durante o fim de semana esteve com o vice-presidente do PP de Siderópolis, suplente de vereador Alexandre Caetano e com a vereadora de Morro da Fumaça, Simone Almeida.

sasasasa

 Concurso

Prefeitura de Criciúma deve apresentar nesta segunda-feira retificação ao edital do seletivo para professores Admitidos em Caráter Temporário, ACTs e ao concurso público para professores e serventes da rede pública municipal. Isso porque, a justiça exigiu que  que para as vagas de professor de Educação Física seja apresentado na inscrição o CREF, registro no Conselho Regional de Educação Física. Com isso, a prefeitura suspendeu as provas do seletivo, que aconteceriam neste domingo e do concurso, marcado para dia 31 de outubro.

OAB

O lançamento da chapa encabeçada por Claudia Prudêncio, tendo como vice-presidente Eduardo Mello, para a disputa pela OAB/SC, que aconteceu na sexta-feira, reuniu dezenas de advogados em demonstração de apoio. Na chapa também o atual presidente da OAB de Criciúma, Rafael Búrigo, como candidato a tesoureiro.  A eleição na OAB acontece no dia 25 de novembro. O mote da chapa é a não cobrança de anuidade.

sasasasa

Gastronomia

A Unesc formou na noite de sexta-feira a primeira turma do curso de gastronomia. Com isso, a gastronomia regional, importante mola propulsora da economia regional, ganha maios 49 profissionais, em um mercado que cresce a cada dia contribuindo principalmente para o setor turístico, com a qualificação ainda maior no setor de gastronomia.

PSD ratifica pré-candidaturas de dois Ricardos; Filho do deputado Manoel Mota pré-candidato pelo Republicanos; o sucessor de Clésio

 

 

 

 

 

 

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.