O que Moisés e Luciano Hang tem em comum? ; Pesquisa eleitoral estadual sai do forno na próxima semana; Justiça mantém Comissão suspensa em Urussanga - Karina Manarin

O que Moisés e Luciano Hang tem em comum? ; Pesquisa eleitoral estadual sai do forno na próxima semana; Justiça mantém Comissão suspensa em Urussanga

Moisés e Luciano Hang, duas peças decisivas no xadrez eleitoral

O cenário eleitoral para a disputa neste ano em Santa Catarina tem duas questões importantes ainda sem resposta: o partido ao qual o Governador Moisés vai se filiar e a decisão sobre a candidatura ao senado do empresário Luciano Hang e por qual sigla.O MDB, em especial os deputados, ainda trabalham para ter Moisés no partido apesar das conversas do Governador também com o Republicanos e o Podemos. A indefinição no cenário no entanto, pode ter pelo menos uma certeza: Moisés e Luciano Hang, caso ele decida de fato concorrer, não estarão juntos no Republicanos. A condição é simples. O empresário Luciano Hang tem dito a interlocutores que não pretende fazer campanha para nenhum dos candidatos ao Governo. Caso entre na disputa, será em candidatura avulsa ao senado e com campanha apenas para a reeleição de Jair Bolsonaro. Com Moisés como candidato à reeleição, não o caberia no mesmo partido que Hang. Talvez pelo mesmo motivo, a possibilidade de o empresário se filiar ao PL também seja remota já que Jorginho Mello é pré-candidato ao Governo pelo partido.Em todas as conversas que o Governador Moisés teve com líderes do Republicanos, foi colocada a mesa a necessidade de reforço da chapa proporcional como o maior interesse dos dirigentes do partido inclusive em âmbito nacional.Nessa condição, de prioridade para a chapa proporcional, o Republicanos se encaixaria melhor nos planos do empresário Luciano Hang, confirmando a tese levantada pelo blog há cerca de duas semanas.Hang declara que deve anunciar se entra ou não na disputa no dia 10 de março. Coincidência ou não, o número do Republicanos.Hang e Moisés que parece, não vão estar do mesmo lado no pleito eleitoral deste ano, são duas peças essenciais no xadrez político para outras definições no cenário.

 Renúncia

Além do prazo para filiações de quem pretende concorrer nas eleições deste ano, outro ponto que vai guiar o cenário pré-eleitoral é a renúncia dos que precisam deixar os cargos para entrar na disputa. Na próxima semana, o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro começa os preparativos para a renúncia ao cargo. Ainda não há informações oficiais sobre se será uma transmissão de cargo protocolar ou um evento. O que há de concreto é que de fato o prefeito está disposto a deixar o posto para concorrer ao governo de Santa Catarina neste ano.

Lunelli

Outro pré-candidato ao Governo de Santa Catarina que vai deixar a prefeitura para concorrer é o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, do MDB. Ele já anunciou que o fará no dia 31 de março e prepara sua saída da prefeitura de Jaraguá do Sul. Lunelli foi proclamado pré-candidato do MDB em processo de prévias mas não tem apoio, pelo menos por ora, dos deputados estaduais do partido que querem o Governador Moisés como candidato.

Urussanga

Esta mantida em Urussanga a suspensão da Comissão Processante formada para investigar vereadores que haviam sido afastados de seus cargos em razão de Operação da Polícia Civil. O presidente da Câmara Elson Roberto Ramos, do MDB, ao apresentar a defesa no processo solicitou a revogação da liminar que    suspendeu os trabalhos da Comissão alegando “periculum in mora”, já que há prazo de 90 dias para a conclusão. O Juiz Roque Lopedote não aceitou o argumento . A decisão teve por base o decreto que criou a comissão , e que determina prazo para conclusão sob pena de arquivamento caso não seja cumprido, mas sem prejuízo de nova denúncia ainda que sobre os mesmos fatos.

 Alfinetada

O vereador Odivaldo Bonetti, do PP, ex-presidente da Câmara e um dos que foi afastado em razão de investigação da Polícia Civil, não poupou alfinetadas a atual administração em sessão nesta semana. Bonetti cobrou a aplicação de 1,4 milhões de reais que ele alega ter economizado durante a sua gestão frente a presidência do Legislativo em 2021 e informou que havia compromisso da administração municipal em aplicar os recursos na pavimentação de parte da estrada que liga o centro da cidade a comunidade de Rio América Baixo. O vereador  disse ainda que a comunidade pavimentou o pátio da igreja e aguarda o início da obra na estrada. Com o afastamento do prefeito Luiz Gustavo Cancelier, do PP, mesmo partido de Bonetti, assumiu o executivo o vice, Jair Nandi, que é do PSD. O clima entre progressistas e integrantes do PSD azedou após os episódios do ano passado.

Pesquisa

O IPC, Instituto de Pesquisas Catarinense, do Sul do Estado, é o segundo a realizar pesquisa eleitoral para o Governo e o senado no período pré-eleitoral. A pesquisa está registrada no TSE e poderá ser publicada a partir do dia 9 de março. A empresa contratante é a Anunciação Comunicação, de Chapecó. O IPC existe há 15 anos e realiza pesquisas não somente eleitorais mas também empresariais, com credibilidade no mercado. No questionário, são 19 nomes colocados como candidatos ao Governo e 13 para o senado.

 Depoimento

Pela sexta vez o deputado estadual Kennedy Nunes, do PTB tentou depoimento à Polícia Federal. Ele esteve no local marcado para a audiência nesta quinta-feira mas não falou em razão de não ter conseguido acesso ao processo para o qual foi convocado sob a condição de suspeito. O processo agora será devolvido ao STF com a fala do advogado Gastão da Rosa Filho, alegando que o deputado esteve seis vezes à disposição mas não teve acesso ao processo e portanto não teria o que falar.

 Liberação de máscaras

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, do PSD, baixou decreto na cidade tornando facultativo o uso de máscaras. Em video publicado em suas redes sociais, o prefeito chama de “falsidade”e “grande mentira”  a regra que determina o uso de máscaras e cita as festas de carnaval que acontecerem em vários locais do país. “A informação é que máscaras a partir de agora em Chapecó usa quem quiser”, finalizou.

 

Máscaras

Em Criciúma, o prefeito Clésio Salvaro também gravou vídeo sobre a liberação de máscaras. Ocorre que ele fala na gravação que em outubro de 2021 já havia assinado decreto liberando o uso de máscaras e que foi barrado pelo Ministério Público em razão de haver uma lei maior, no caso do Governo do Estado, que solicitava a utilização. O prefeito alega então que agora o Governo liberou então em criciúma deve estar valendo o decreto de 2021 que libera as máscaras. Ocorre que o Governo do estado liberou as máscaras somente para crianças até 12 anos. Netse cenário aliás, a decisão de Chapecó também poderá ser contestada pela justiça. 

Visita

O Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Marcelo Pontes, recebeu nesta quinta-feira em Florianópolis o o secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Machado Paim. Na ocasião, Paim conheceu tecnologias e as principais ações desenvolvidas pela PMSC e destacou a intenção de impulsionar a modernização e o reaparelhamento dos órgãos de segurança pública em todos os estados.  

sasasasasa

 

 

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.