O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), concretiza nesta quarta-feira, mudanças em seu secretariado, já de olho nas eleições de 2024. Ele leva de volta ao Paço Municipal o vereador Arleu da Silveira, um dos nomes ventilados para a candidatura a prefeito em 2024 com a “benção”, de Salvaro.
Arleu assume a Secretaria- Geral da prefeitura, umbilicalmente ligada ao prefeito. A pasta atualmente está sob o comando do presidente do PSDB no município, Vagner Espíndola, que passa a administrar a Secretaria da Fazenda, coração do governo.
A cerimônia de posse dos secretários Geral e da Fazenda de Criciúma ocorrerá nesta quarta-feira (1°), às 10h, no Salão Ouro Negro do Paço Municipal Marcos Rovaris.
Arleu da Silveira é bioquímico formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor licenciado da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Nas últimas eleições legislativas, foi eleito vereador para o terceiro mandato. Em Criciúma, já presidiu as fundações do Meio Ambiente, Esportes e de Cultura, e exerceu a função de secretário municipal de Saúde e de secretário-geral.
“A ideia é dar continuidade ao trabalho realizado até aqui, com resolutividade e transparência. Para manter a cidade no caminho da saúde, educação e desenvolvimento é preciso seguir num constante empenho das secretarias municipais junto de outras esferas públicas, da iniciativa privada, das instituições de ensino e das organizações da sociedade civil”, ressalta Arleu.
Vagner Espíndola Rodrigues, que deixa a Secretaria-Geral para assumir a Fazenda, é formado em administração, marketing e publicidade e gestão pública, e é MBA em gestão de projetos e gerenciamento de cidades. Ele foi chefe de gabinete em Siderópolis e Criciúma, assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), diretor de captação de recursos na Prefeitura de Criciúma, secretário da Fazenda em Treviso e secretário-geral em Criciúma.
De acordo com ele, o período em frente à Secretaria-Geral, que teve início em 2019, foi de muitas conquistas para a gestão municipal como equipe e, consequentemente, para o cidadão.
“Criciúma foi reconhecida, por exemplo, pela transparência pública, pela qualidade em saúde e excelência em gestão. Já na Fazenda, teremos como condutas garantir a liberdade econômica, a responsabilidade fiscal e o não aumento de impostos”, afirma.
De acordo com ele, o até então secretário municipal da Fazenda, Felipe Tavares, continuará na pasta, auxiliando na transição e nas futuras atividades internas.
Sobre as secretarias
A Secretaria-Geral é uma unidade administrativa ligada à organização do Gabinete do Prefeito, e que tem como finalidade prestar assessoramento direto e fornecer apoio administrativo ao Executivo Municipal. Já a Secretaria da Fazenda normatiza, dirige e supervisiona a contabilização dos atos e fatos de gestão contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Poder Executivo Municipal.