A eleição para escolha do novo prefeito de Tubarão acontece no dia 7 de agosto e a corrida para sentar na cadeira vaga desde que o prefeito Joares Ponticelli (PP) renunciou é acirrada nos bastidores. Por se tratar de uma eleição indireta, as apostas são de que o novo prefeito e vice serão vereadores. O atual presidente da Câmara, Jairo Cascaes vai concorrer ao posto de prefeito. Outro nome em pauta é do vereador e presidente do MDB na cidade, José Luiz Tancredo, que teria o apoio do Secretário da Casa Civil, Estêner Soratto Júnior (PL).
Soratto, que foi eleito vereador em 2020 em Tubarão mas renunciou após ser eleito deputado estadual em 2022, esteve na cidade na última semana em reunião de articulação visando a formação de uma chapa para a disputa.
O edital de convocação para as eleições deve ser publicado até esta quarta-feira (18). As inscrições para concorrer a prefeitura serão aceitas até 72 horas antes da data do pleito eleitoral.
Apesar de a tendência ser a eleição de um vereador pela circunstância, qualquer cidadão dentro das regras poderá se inscrever. Entre as regras estão estar em dia com os direitos políticos, ter nacionalidade brasileira e domicílio eleitoral em Tubarão por pelo menos seis meses.
Reeleito em 2020 com 67,29%, o prefeito Joares Ponticelli (PP) e o vice, Caio Tokarski (PSD), renunciaram aos mandatos no último dia 10 de julho. Eles são investigados na Operação Mensageiro.