A possível saída do PDT da Frente Democrática, formada por oito partidos de esquerda em Santa Catarina, abre vaga para que o PSB ocupe, com folga, lugar na chapa majoritária. Neste cenário, a vereadora Marcilei Vignatti, pode ser candidata a vice com o senador Dário Berger candidato ao senado. Por ora, a única definição que há é a pré-candidatura de Décio Lima, do PT, como ao governo.
A nova possibilidade começou a ser levada em consideração a partir da afirmação do ex-deputado Jorge Boeira, de que seu nome está à disposição para a pré-candidatura ao Governo, deixando clara a possibilidade de o PDT não continuar na Frente.
O impasse ocorre em razão de o PSB ter aceitado continuar no grupo com a candidatura de Dário ao senado e não mais ao governo. Com isso, Jorge Boeira, que estava colocado como candidato ao senado, seria o vice na chapa, o que não agradou aos líderes do PDT.
A convenção do PT está marcada para o dia 25 de julho e há expectativa que até lá a chapa da Frente de Esquerda esteja definida.