O senador Jorginho Mello, principal liderança do PL, antigo PR, em Santa Catarina, informou na entrevista que concedeu ao site, que o ex-prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo não só está bem encaminhado para a filiação ao PL mas está pacificado o plano de Búrigo candidatar-se a deputado estadual em 2022.
Melo falou também sobre a Reforma da Previdência, avaliando que como provável a possibilidade de inclusão de Estados e Municípios no projeto.
Reforma da Previdência. O Sr avalia que o senado inclua estados e municípios?*
Para a Reforma da Previdência eu imagino que haverá um esforço muito grande do presidente do senado, Davi Alcolumbre, que já sinalizou na reunião de líderes, para incluir os estados e os municípios, por meio de uma PEC paralela. Além disso, pode haver modificações em outras coisas. Há esse trabalho, essa intenção, e eu acho que vai acontecer.
O que de novo podemos aguardar da Reforma?
O senado tem a prerrogativa de ser uma casa revisora, vai ler a Reforma, interpretá-la e se precisar fazer modificações de redação, vamos fazer para que não fiquem dúvida, não fique inconstitucionalidade, não fique interpretações dúbias, naquilo que está escrito. Isso porque, uma emenda constitucional é uma coisa muito séria.
O Sr arriscaria um placar para a votação da Reforma no Senado?*
O placar pelo que se está vendo será de aproximadamente 60 votos a favor e 18 a 20 votos contra. Eu acho que a previsão é próxima disso, pelos cálculos que está fazendo o próprio presidente Davi.
Em Criciuma temos o presidente do PL, Nicola Martins como presidente da FME, ou seja, no governo de Clésio Salvaro. Isso é uma sinalização de que o PL deve estar em eventual coligação para a reeleição de Salvaro em 2020?*
O Nicola participa do governo Salvaro com a nossa autorização partidária, com a nossa concordância, quando ele foi convidado para trabalhar na área de esporte. Mas isso não sinaliza que nós fechamos coligação com o prefeito Salvaro. Um dos nossos quadros, o Nicola, que é qualificado, está ajudando o governo Salvaro, está ajudando Criciúma.
Temos em Criciuma a sinalização também de organização do partido pelo ex-prefeito Marcio Burigo. Já tem data para ele concretizar sua filiação ao PL?*
O ex-prefeito Marcio Burigo é uma liderança importantíssima do sul de Santa Catarina. A nossa conversa com ele está bem adiantada para que ele se filie ao Partido Liberal, e seja o grande líder do sul, percorrendo as cidades, filiando gente, escolhendo lideranças para as eleições de 2020 e 2022, em que ele será candidato a deputado estadual, isso já está pacificado. Então eu tenho muito prazer em dizer que ele será um grande companheiro do Partido Liberal em toda Santa Catarina.
Na região Sul temos a vice-prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, do PL, como pre candidata à prefeita em 2020. Há mais municípios onde o partido deva ter candidatos na Amrec e Amesc?
No sul do estado nós temos a vice-prefeita Gislaine em Sombrio e que será candidata a prefeita pelo Partido Liberal. Teremos muitos candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador, o partido está crescendo, é um partido leve, limpo, partido que está vindo ao encontro das pessoas, e isso muito nos agrada. Então nós teremos um número grande de prefeitos e vice-prefeitos e vereadores na eleição de 2020. Nós vamos sair fortalecidos, com a musculatura renovada nas eleições de 2020.