A Diocese de Criciúma recebeu homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na noite desta sexta-feira (20), pelos seus 25 anos de criação. A sessão solene, realizada no auditório do Centro da Pastoral, ao lado da Catedral São José de Criciúma, foi proposta pelo deputado José Milton Scheffer (PP).
Criada em 27 de maio de 1998 pelo papa João Paulo II, a diocese foi instalada em 15 de agosto do mesmo ano. Atualmente, é responsável por mais de 40 paróquias espalhadas por 26 municípios do Sul do estado, nas regiões de Criciúma e Araranguá, além de três santuários, 540 comunidades e mais de 80 padres.
“É uma alegria muito grande prestar essa homenagem à diocese a qual pertenço”, afirmou Scheffer, que pediu um minuto de silêncio em memória às vítimas da guerra entre Israel e o Hamas. “Temos eterna gratidão ao tudo que recebemos da Diocese de Tubarão, que é a diocese-mãe de Criciúma, mas a criação da diocese foi responsável pelo crescimento da nossa comunidade em estrutura, em sabedoria e em graça. É uma diocese que demostra uma Igreja viva, próxima e sempre pronta a ajudar o próximo.”
Atual bispo de Criciúma, dom Jacinto Inácio Flach agradeceu ao Parlamento estadual pela homenagem e destacou a trajetória da diocese. “Nossa Igreja cresceu muito com a criação da diocese em Criciúma. Vinte e cinco anos depois, temos muitos frutos para mostrar e por isso nos orgulhamos dessa homenagem da Assembleia. Temos muitas alegrias a somar e a mostrar.”
O padre Jonas Emerim Velho discursou durante a sessão solene em nome dos homenageados. Ao agradecer a Assembleia pela homenagem, ele destacou a alegria pelo momento e, também, a responsabilidade da diocese criciumense ao chegar aos 25 anos.
“Temos três sentimentos neste momento. O primeiro é a gratidão pela homenagem da Assembleia. O segundo, é de alegria. O terceiro é de responsabilidade, porque uma homenagem como essa aumenta a nossa responsabilidade em continuar sendo uma Igreja que cumpre o seu melhor”, afirmou.
A solenidade contou com a presença do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSD), que apontou a importância da diocese para o fortalecimento da comunidade. “Que esta Igreja permaneça sempre viva na nossa comunidade, porque ela é a vida.”
O deputado Tiago Zilli (MDB) também participou da homenagem. “O mundo passa um momento tão difícil e por isso se torna mais importante o trabalho que a diocese faz na busca pelo bem e na evangelização das pessoas”, declarou.
Prestigiaram, ainda, a sessão solene o secretário de Estado do Meio Ambiente, deputado federal licenciado Ricardo Guidi (PSD); o presidente da Câmara Municipal de Criciúma, Salésio Lima (PSD); o vice-prefeito de Criciúma, Ricardo Fabris (PSD); além de autoridades de municípios que pertencem à Diocese de Criciúma, religiosos e membros das comunidades.
Homenageados:
- Diocese de Criciúma
- Diocese de Tubarão
- Dom Paulo de Conto, primeiro bispo da Diocese de Criciúma
- Hospital São José
- Escola de Teologia de Leigos
- Padre Wilson Buss
- Rádio Fundação Marconi 99.9 FM
- Santuário Diocesano Nossa Senhora Mãe dos Homens
- Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio
- Santuário Diocesano Sagrado Coração Misericordioso de Jesus
- Padre Manoel Odorico Francisco
- Padre Carlos Weck
- Dom Onécimo Alberton
- Paróquia São José de Criciúma
- Fundação Shalom da Família
- Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio
- Eliana Bitencourt Mariana, secretária aposentada da Cúria Diocesana de Criciúma
- Paróquia Santo Antônio de Criciúma
- Paróquia Sagrada Família de Nazaré de Criciúma
- Casa de Acolhida Manjedoura
- Convívio Sacerdotal São João Maria Vianney
- Movimento Cursilho da Cristandade de Sombrio