Época de campanha eleitoral e os sobrenomes cruzam-se com diferentes siglas partidárias ocasionando desconfortos familiares. Na Amrec, alguns exemplos como Morro da Fumaça, onde os Maccari têm dois pré candidatos a prefeito que são primos: Lauro Maccari Filho, do PMDB e Agnaldo Maccari, do PSD.
Isso, apesar de ter corrido ontem a informação que Lauro Maccari Filho não deve mais concorrer. A probabilidade é que o candidato do PMDB seja Claudionor de Vasconcellos.
Nova Veneza protagoniza a disputa entre os Spillere. De um lado está o atual vice-prefeito, Marcos, do PSDB, que é candidato a reeleição. De outro,o ex-prefeito Genésio Spillere, que é do PP e tem como candidato Evandro Gava.
Cocal do Sul também tem exemplo: Anderson Comin é pré-candidato a prefeito pelo PMDB. Do outro lado está o PP de Valmir Comin, irmão de Anderson.
Em Criciúma, a disputa é na proporcional: São três os Fabris na briga por uma vaga na Câmara de Vereadores: Pastora Glaci Fabris, do PTB, Ricardo Fabris, do PDT
e João Fabris, do PMDB.
Glaci deixou o cargo de Gerente Regional de Assistência Social na Secretaria Regional de Criciúma para concorrer ao cargo. A vaga ainda não foi preenchida.