O Tribunal Superior Eleitoral, TSE, marcou para o dia 30 de abril, próxima terça-feira, o julgamento do recurso ordinário ao processo que pede a cassação do senador catarinense Jorge Seif Júnior (PL), por suposta prática de abuso de poder econômico na campanha de 2022.
A sessão acontece a partir das 19 horas.
O TSE iniciou o julgamento no dia 4 de abril, quando foi suspenso e transferido para o último dia 16. No dia 16, não houve continuidade em razão da ausência do relator da matéria, ministro Floriano de Azevedo.
O processo que pede a cassação de Jorge Seif Júnior é resultado de ação proposta pela coligação Bora Trabalhar composta pelo PSD, Patriota e União Brasil. O TRE/SC considerou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra o senador e alguns apoiadores de sua candidatura como o empresário Luciano Hang.
No recurso, a coligação acusa o senador Jorge Seif Júnior, os dois suplentes ao Senado pela chapa, Hermes Artur Klann e Adrian Rogers Censi, o proprietário das Lojas Havan, Luciano Hang, e o presidente do Sindicato das Indústrias Calçadistas de São João Batista (SC), Almir Manoel Atanazio dos Santos, de terem praticado três ilícitos eleitorais que configurariam prática do abuso de poder econômico nas Eleições 2022.
Os ilícitos teriam sido cometidos para dar suporte e favorecer indevidamente a candidatura de Jorge Seif ao Senado.