Ufsc de Araranguá mais perto de ter curso de Medicina - Karina Manarin
Ufsc de Araranguá mais perto de ter curso de Medicina

Ufsc de Araranguá mais perto de ter curso de Medicina

 As novas regras do MEC para abertura de cursos de medicina ou ampliação de vagas coloca o Campus da Ufsc de Araranguá na lista dos que podem abrir turmas.

O anúncio do MEC criação de 2415 vagas para medicina em Universidades Federais e Particulares saiu em junho do ano passado. Com isso, o deputado federal Jorge Boeira, do PSD, procurou o Ministério para pleitear vagas para Araranguá.

A época foi informado que informado que a prioridade eram as regiões Norte e Nordeste, onde o número de médico por habitante é baixo.

 Em fevereiro deste ano no entanto, o MEC anunciou novas regras para a abertura e ampliação de vagas, o que deu novas chances a Araranguá.

Para atender as atuais regras, o município onde serão abertas as vagas precisa estar em uma localização estratégica na região; é necessário haver hospitais com cinco ou mais leitos por aluno e três ou mais equipes municipais de atenção básica por aluno.
 
Também é preciso que haja leitos de urgência e emergência – ou pronto socorro – e leitos do SUS para utilização acadêmica, permitindo o aprendizado dos alunos junto aos pacientes.
 
Todos estes requisitos são atendidos em Araranguá. Na cidade existe o Hospital Regional, com 280 leitos de atendimento pelo SUS. O município conta também com 20 equipes de atenção básica. E tem atendimento de urgência e emergência, bem como leitos para atendimento de pacientes que poderiam ser acompanhados também pelos estudantes.
 
O deputado Boeira vem acompanhando todo o trâmite. Ele esteve  com  a reitora da UFSC, Roselane Neckel no ministério solicitando vagas para o campus de Araranguá.
 
No ano passado, o deputado se dispôs a destinar emenda de R$ 12 milhões, valor suficiente para garantir a construção de salas e laboratórios para o curso.
 
Já de parte da universidade, a reitora confirmou que, se a Universidade for realmente contemplada com vagas, elas serão para o campus de Araranguá.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.