União dos prefeitos da AMREC assegura investimento para o futuro do carvão mineral - Karina Manarin

União dos prefeitos da AMREC assegura investimento para o futuro do carvão mineral

A mobilização da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) foi destaque na audiência com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em Brasília, que tratou sobre o futuro da contratação do carvão mineral e da produção das mineradoras da região Sul do Brasil.

Durante o encontro, o Ministro anunciou um investimento de R$ 5 bilhões na modernização da Usina Jorge Lacerda, com foco na redução da emissão de gases poluentes, reafirmando o compromisso do governo com a sustentabilidade e a continuidade do setor.

Prefeitos da Amrec participaram de Audiência com Ministro de Minas e Energia 

A reunião foi intermediada pela Amrec, liderada pelo presidente da entidade e prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella (PP),  acompanhado por outros nove prefeitos da região. Com uma atuação conjunta e estratégica, os líderes municipais reforçaram a relevância do carvão mineral para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos em toda a região Sul.

Fontanella destacou a audiência como um momento decisivo para a região. “Estamos preocupados com a recente paralisação da Usina Termelétrica de Candiota, no Rio Grande do Sul, e nossa prioridade é garantir que cenários semelhantes não comprometam os empregos e o futuro de nossas comunidades. O carvão é sinônimo de riqueza e desenvolvimento, e estamos comprometidos em assegurar sua continuidade com responsabilidade e inovação tecnológica”, afirmou.

Os prefeitos da Amrec reforçaram a defesa da pauta junto ao governo federal, destacando a importância de uma ação integrada para preservar os milhares de empregos vinculados ao setor. “Essa união entre os prefeitos da região carbonífera demonstra nossa força e comprometimento com o futuro. Estamos confiantes de que o investimento anunciado trará segurança para o setor e ainda mais desenvolvimento para nossa região”, reforçou Fontanella.

Também integraram a comitiva o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Franke Hobold, e o presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral, Fernando Zancan. 

A audiência  teve a participação do Senador Esperidião Amin (PP), e dos deputados federais Geovânia de Sá (PSDB) e Ricardo Guidi (PL). 

Além de Valdir Fontanella,  participaram do encontro os prefeitos de Criciúma, Vaguinho Espíndola, de Orleans (Fernando Cruzetta), Cocal do Sul (Ademir Magagnin), Balneário Rincão (Luiz Gustavo Laurindo), Treviso (Luciano Miotelli), Morro da Fumaça (Eduardo Guollo), e as prefeitas de Içara (Dalvania Cardoso), Nova Veneza (Ângela Ghislandi) e Urussanga (Stela Talamini).

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.