Leia também: depois da gafe envolvendo o estado de Mato Grosso do Sul, deputado grava novo vídeo; Chapa de situação se organiza para eleições da OAB/Criciúma
17/09/2021 19:35

Pelo Turismo Regional

A iniciativa de integração do Turismo no Sul, com reunião nesta semana de lideranças de municípios da região Sul, é o que precisamos aqui na nossa região. A idéia lançada é a Rota feita pelos primeiros imigrantes italianos, que chegaram ao Sul há mais de 140 anos. O evento, além de proporcionar a troca de ideais sobre o assunto, apresentou produtos locais como o vinho produzido em Morro da Fumaça e Pedras Grandes, a cidade onde aportaram os primeiros imigrantes da região. Também participaram da apresentação do projeto, representantes da Unesc e Sebrae. A Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, explicou que o Turismo Integrado foi um dos projeto icônicos do Plano de Desenvolvimento Sócio Econômico da Amrec. Juliana Ghizzo, Consultora do Sebrae, expôs projetos como a Rota da Baleia Franca, que impulsionou o turismo nos municípios que compõem a APA da baleia Franca. O importante apoio técnico que a região possui, aliado a vontade dos municípios de desenvolverem o setor turístico é o primeiro passo para um grande projeto. Natural de Morro da Fumaça, a idealizadora do projeto, Karina Canto Bittencourt expôs outro ponto importante: a oportunidade que o Turismo proporciona com possibilidade para pequenos, médios e grandes empreendimentos. A região sul é agraciada com belezas naturais, que levam do mar a Serra em poucos quilômetros. A organização do turismo integrado é mais uma oportunidade. A semente foi plantada e com certeza, deve ser abraçada por mais lideranças da região.

Pré-candidatos

 A organizadora do evento que reuniu líderes de toda a região Sul incluindo Laguna, além de representantes do Sebrae, Unesc, empresários e imprensa, Karina Canto Bittencourt, é um dos nomes colocados no MDB como possibilidade de concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. Mais que uma candidatura feminina, já que a legislação eleitoral reserva vagas para elas, Karina representaria nome novo no cenário para a disputa, além de apresentação de bandeiras como essa do turismo regional. No MDB da Amrec, estão em pauta também para candidatura a deputado estadual o ex-governador Eduardo Moreira e o médico Aníbal Dário, que foi candidato a prefeito de Criciúma nas eleições de 2020.

Bastidores

O que chamou atenção no evento sobre o turismo que aconteceu na noite de quinta-feira uma Amrec, foi o fato de que apesar de a organizadora, Karina Canto Bittencourt ser filiada ao MDB e ter história no partido, representantes de governos de outros partidos compareceram para discussão acerca do turismo regional. Exemplo foi a Diretora de Cultura e Turismo de Morro da Fumaça, Rosangela Pagnan Maragno.Em Morro da Fumaça, o Governo está sob o comando do PP. prova de que quando se trata da região, as lideranças sabem enrolar bandeiras partidárias.

 

Na estrada

O ex-deputado estadual Valmir Comin, do PP, colocou o pé na estrada para viabilizar sua pré-candidatura a deputado federal pelo partido nas eleições do próximo ano. Ele percorre em municípios da região sul, em busca de apoio. No roteiro, cita os nomes do partido para a pré-candidatura ao governo, como o de Esperidião Amin, Jorge Boeira e Joares Ponticelli. O ex-deputado já esteve com a executiva de Criciúma, Forquilhinha, Morro da Fumaça e recentemente em Içara. Cocal do Sul é a cidade que já tem encontro previsto para o fim do mês e na sequência, será a vez de Urussanga, Nova Veneza, Lauro Müller, Orleans, Balneário Rincão, Siderópolis e Treviso.

Mato Grosso do Sul

O deputado federal Hélio Costa, do Republicanos, que nesta semana em discurso na Câmara Federal disse que o estado de Mato Grosso do Sul fica na região sul, gravou novo vídeo nesta sexta-feira sobre o assunto. Junto com o humorista Felipe Setúbal, assumiu a culpa pela gafe e fez graça sobre o assunto.

Senado

O senador Jorginho Mello,  trabalha a possibilidade de filiação do empresário Luciano Hang ao PL para concorrer ao senado nas eleições do próximo ano.Jorginho é pré-candidato ao Governo pelo partido e Luciano Hang aparece bem colocado nas pesquisas para o senado. O PL deve se reunir anos próximos dias para avaliação do cenário.

Foto/Divulgação/ Redes Sociais

OAB/Criciúma

Os pré-candidatos a presidente e vice da OAB Criciúma, Alisson Murilo Matos e Rosana Guimarães Correa, reuniram-se nesta semana em  almoço com  os colegas recém convidados para integrar a Diretoria na futura chapa, os advogados Luiz Eduardo Conti, Janaina Alfredo da Rosa e Marco Zapelini. "Com isso teremos uma renovação de quatro dos cinco nomes da Diretoria na nova Chapa. O momento é de ouvir, fortalecer os diálogos institucionais e prerrogativas. Nosso foco é em princípios, não apenas nomes”, enfatiza o pré-candidato a presidente da OAB/Criciúma, Alisson Murilo Matos. 

 


Projeto

O Governo de Içara iniciou nesta sexta-feira, o projeto do primeiro trecho da duplicação da SC 445, compreendendo da BR 101 até a Central do Giassi Supermercados (apenas ponto de referência). O início da elaboração do projeto é possível pela contratação de uma empresa já licitada no município. Já para elaboração do projeto do segundo trecho, o governo municipal lançou o edital também na tarde desta sexta-feira para contratar a empresa de engenharia especializada que fará o projeto que compreende o restante da rodovia Paulino Burigo.


Divisão

O vídeo do deputado federal Darci de Matos, do PSD, caiu como bomba nesta semana, para algumas lideranças do partido. Ocorre que na gravação, Matos diz com todas as letras que o atual Governador, Carlos Moisés da Silva tem todo apoio dele como deputado e do PSD. O  PSD tem três ou quatro nomes colocados no cenário como pré-candidatos ao Governo. Entre eles o do ex-governador Raimundo Colombo que inclusive não poupa críticas ao Governador Moisés. Por isso, as declarações do deputado Darci esquentaram os bastidores políticos estaduais nesta semana e evidenciaram racha no PSD, quando o assunto são as eleições do próximo ano.

Enviando Comentário Fechar :/