Leia também: pré-candidato ao Governo cumpre roteiro no sul e vereador de Criciúma quer vacinação para funcionários de supermercados
07/06/2021 10:10

Novela na Cermoful

Virou  novela a eleição para a presidência da Cooperativa de Elertificação de Morro da Fumaça, a Cermoful.Na última semana, mais duas decisões judiciais.Uma confirmando as eleições para o próximo domingo, dia 13 de junho e no dia seguinte, nova decisão cancelando novamente a eleição. Houve apresentação de documentação, de plano contingente sanitário, autorizações da Vigilância Sanitária e de vários outros órgãos além de reunião com os candidatos.Documentos, como as autorizações da vigilância Sanitária, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Saúde, entre outros, também foram apresentados.Também havia previsão de horário exclusivo para votação de pessoas com mais de 60 anos. Com tudo isso, a eleição havia sido confirmada pela justiça na última quinta-feira.Na sexta no entanto, diante de pedido de reconsideração do Ministério Público, a Justiça suspendeu novamente a data da eleição.Ocorre que, em  nova análise, a justiça considerou que faltou documento da Secretaria Estadual de Saúde no Plano sanitário apresentado pela Cermoful.E deu prazo de dez dias para que a Secretaria estadual de manifeste. Com isso, pelo menos por ora, a eleição continua suspensa na Cermoful.

 

Linguagem neutra proibida
Três projetos do deputado Jessé Lopes, do PSL, foram aprovados na última semana na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. Entre eles, o que proíbe a “linguagem neutra” na grade curricular , material didático e comunicados nas escolas públicas e privadas de Santa Catarina. Outra proposta busca o “ fim da ideologia de gênero”. O projeto altera o termo orientação sexual”, previsto em artigo, substituindo por ""prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, com esclarecimentos sobre métodos contraceptivos.” O terceiro projeto assegura o direito do exercício integral e regular das atividades comerciais do ramo alimentício. O projeto busca garantir que bares, restaurantes, pubs, etc. possam continuar abertos e gerando renda mesmo quando a atividade for impedida pelo Poder Executivo.

Supermercados

O vereador Edivanio Manenti, do PL de Criciúma, que perdeu recentemente seu pai por complicações da Covid 19, pediu por meio de um requerimento ao poder executivo a possibilidade de inclusão dos trabalhadores de supermercados como prioridade na fila de vacinação da COVID. Segundo ele, o pedido se faz necessário em virtude de que desde o início da pandemia, estes profissionais que também atuam na linha de frente, não deixaram de trabalhar com o atendimento ao público e estiveram diretamente expostos aos riscos de contaminação.

 

Cocal do Sul
O dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado em várias cidades aqui no Sul e nós pincelamos a ação realizada em Cocal do Sul como um dos belos exemplos.Por lá, foram plantadas mais de uma centena de árvores nativas m frutíferas e ornamentais, para recuperar uma área verde do município.Se cada um fizer um parte, aos poucos vamos recuperando eventuais prejuízos e assim preservamos também o nosso meio ambiente tão importante à vida.

Vacinação

Inicia nesta segunda-feira em Criciúma a vacinação de pessoas acima de 58 anos, caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores da limpeza urbana e trabalhadores do transporte ferroviário de passageiros e de cargas, com declarações e documentos comprobatórios. A imunização será feita em uma Unidade Básica de Saúde, UBS por região , e para fazer a vacina é necessário estar cadastrado no Portal Minha Vacina. Além destes novos grupos, a vacinação segue sendo feita em professores de todos os níveis, pessoas acima de 18 anos com comorbidades, com doença renal crônica em diálise, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, gestantes e puérperas com comorbidades, deficientes permanentes, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional.

 

Eleição na Unesc

Nesta  semana tem eleição para a reitoria da Unesc. A atual reitora, Luciane Ceretta, concorre em chapa única com o atual vice, Daniel Preve e apesar de ser chapa única, a movimentação e o diálogo com a comunidade são uma constante na agenda dos candidatos.De forma online, através de fóruns temáticos e estratégicos e visitas em sala, eles discutiram, na última semana,  com professores, funcionários e estudantes, alguns projetos para a instituição para os próximos quatro anos.A UNESC é a Única universidade do Brasil a promover eleição direta, com a participação de professores, estudantes e funcionários, para a escolha dos gestores. Este ano a eleição na Unesc tem  como novidade a votação em formato híbrido, com a possibilidade de ser presencial ou online. A eleição acontece nesta quinta-feira, dia 10 de junho.

 

Roteiro no Sul
Um dos nomes colocados para a disputa majoritária em 2022 cumpre roteiro na região Sul nesta semana. Trata-se do ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, do PSD. Napoleão faz contatos com lideranças locais nas regiões da Amesc, Amurel e Amrec colocando o nome à disposição para concorrer ao governo do estado nas eleic’ões do próximo ano. No PSD, partido de Napoleão, outros nomes estão no páreo como o do ex-governador Raimundo Colombo e o presidente estadual do partido, deputado estadual Milton Hobus. Napoleão iniciou os roteiros em abril e já passou por 120 cidades.

Enviando Comentário Fechar :/