Os vereadores de Criciúma conheceram hoje em reunião com empresários e cientistas japoneses produto que através da vaporização é utilizado naquele país no combate ao coronavírus. A afirmação é do distribuidor geral da Zenphar AS, André Yada.
O país é o único utilizando este método. O produto é colocado em ambientes onde as pessoas podem permanecer e inibe a proliferação do vírus.
“Nós recebemos a informação do cientista André Yada que tem um produto utilizado no Japão com a eficiência de aproximadamente 98% no combate à Covid-19, em forma de odorizador de ar. Como se trata de uma universidade de lá que já certificou o produto, convidamos algumas autoridades para esclarecer as dúvidas, destacou Arleu. O
O próximo passo, explica Arleu, é buscar a liberação de órgãos regulatórios como a Anvisa para utilização do produto no Brasil.
Natural de Brusque, Yada disse durante a reunião que apresentou a ferramenta à Embaixada Brasileira no Japão em março de 2020 e que o produto já existe há 15 anos, combatendo outros tipos de vírus.
O encontro aconteceu no Plenário da Câmara sob o comando do presidente da Casa, Arleu da Silveira, do PSDB, e contou com a participação do vereadores Jefferson Monteiro, do PSL, Giovana Mondardo, do PCdoB, Júlio Kaminski, do PSL e Obadias Benones do Avante.
A reunião contou ainda com a presença do secretário de Saúde, Acélio Casagrande; do médico do município, Doutor Ricardo Furtado; da coordenadora da Assistência Farmacêutica, da Prefeitura de Criciúma, Quéli Seifert; e do diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo.