Em duas horas de trabalho, cinco toneladas de entulhos, incluindo aparelhos eletrônicos velhos, como televisores e computadores, móveis, madeira, restos de construção e outros materiais.
Esse foi o saldo do mutirão de limpeza realizado no Morro Cechinel, do qual participou o prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola e a primeira dama Gisele Bolan no fim de semana.
O movimento é parte de um programa mais amplo, que vai passar por vários bairros da cidade em ação semelhante.
A iniciativa sem dúvidas é louvável e o volume de entulho surpreende e leva a questionar sobre quem seriam essas pessoas que escolhem um terreno baldio ou a beira de uma estrada para descartar um computador ou mesmo um sofá.
Todos gostam de um ambiente limpo e organizado mas poucos o preservam.

Limpeza na cidade é parte do Programa “Criciúma, quem ama cuida”
O poder público, além de promover a limpeza, precisa encontrar meios de identificar quem o faz e aplicar a devida punição, o que evitaria em parte tamanho descaso.
A iniciativa que foi colocada em prática no último sábado é do Comitê de Meio Ambiente e Saneamento Básico, coordenado pela Diretoria de Meio Ambiente (DEMACRI). A ação, que integra o programa “Criciúma, quem ama cuida”, mobilizou gestores e servidores públicos voluntários no Morro Cechinel, na ação piloto, que percorrerá outros bairros da cidade.
O mutirão contou ainda com equipes de manutenção da Prefeitura, que atuaram na roçada da vegetação, varrição das ruas e recolhimento de resíduos desde o Morro Cechinel até o Parque Astronômico.
A Campanha “Criciúma quem ama cuida” será promovida uma vez por mês, atendendo diferentes bairros da cidade.
Segundo o secretário-geral de Governo, Tita Belloli, as ações contarão com mobilização prévia para mapear as principais necessidades de cada local, incluindo serviços como pavimentação, revitalização e limpeza intensiva.
“A ideia é levar toda a estrutura da Prefeitura para os bairros, promovendo melhorias ao longo da semana e, no sábado, realizar um grande mutirão, envolvendo a comunidade em um esforço conjunto pela qualidade de vida e bem-estar”, destaca Belloli.