Discurso claro e direto foi o da deputada federal Júlia Zanatta, presidente do PL em Criciúma, no lançamento do Programa Acelera Criciúma, na noite desta segunda-feira (2). Nos últimos dias houve certa aproximação entre o PSD de Clésio Salvaro e o PL de Júlia Zanata indicando uma possível aliança para 2024 na cidade.
O marido da deputada, Guilherme Colombo, que tem o nome colocado no cenário como pré-candidato a vereador ou em majoritária, esteve com o prefeito Clésio Salvaro e com o deputado estadual Júlio Garcia na última semana.
No evento de lançamento do Acelera Criciúma o gesto do PSD ficou ainda mais evidente com a marcação dos lugares. A deputada sentou ao lado do prefeito Clésio Salvaro e do secretário Arleu da Silveira. Atrás dela o marido, Guilherme Colombo, cotado para compor eventual chapa como vice de Arleu da Silveira.
No discurso, Júlia citou lideranças como o ex-vereador e atual coordenador da Secretaria de Infraestrutura, Ademir Honorato, os representantes do Governo do Estado presentes ao evento, deputados e seu marido Guilherme Colombo. Ao citar Guilherme, Júlia falou do sogro, falecido vereador Júlio Colombo que era aliado do prefeito Clésio Salvaro mas em 2020 apoiou a candidatura dela a prefeitura. Júlia foi oposição a Clésio Salvaro a época.
“ Falar aqui que esse pacote de obras tem um sonho do meu falecido sogro vereador Julio Colombo que é a revitalização da Luiz Lazzarin. Queria agradecer inclusive porque se estou aqui como deputada federal foi um sonho que sonhamos juntos, em família, com sacrifícios na época meu sogro era vereador aliado ao prefeito Clésio Salvaro, teve que fazer um gesto e ficou ao meu lado abriu mão sabendo que poderia ser prejudicial para a eleição dele mas ele ficou ao lado da família”, enalteceu.
Júlia Zanatta informou também que a deputada estadual Ana Campagnolo (PL) entrou com projeto da Alesc para nomear o trecho do Anel Viário que vai ligar o Rio Maina a Vila Zuleima como Vereador Júlio Colombo. E solicitou uma salva de palmas.
Nesta parte do discurso, Júlia desenhou a veia política da família do marido, que pode compor em chapa como vice-prefeito, e lembrou que o sogro foi base do prefeito Clésio Salvaro.
Júlia é presidente do PL e tem estreita relação com o deputado federal Ricardo Guidi, de quem já foi assessora quando ele foi deputado estadual. Nos bastidores, a informação é que a deputada chegou a conversar diversas vezes com o deputado sobre o cenário em Criciúma e a possibilidade de ele migrar ao PL para concorrer a prefeitura em 2024. Ricardo Guidi continua afirmando que é pré-candidato a prefeito pelo PSD.
No final de sua fala, a deputada deixou mais um recado claro que parecia ser endereçado ao deputado Ricardo Guidi. Ela disse que em política é preciso posicionamento e que “quem fica em cima do muro acaba caindo para o lado errado”.