A eleição para a mesa diretora da Assembleia Legislativa, que aconteceu na tarde deste sábado (1), confirmou o deputado Júlio Garcia (PSD) para a presidência da casa pelos próximos dois anos. A votação só não foi unânime pela abstenção do deputado Sargento Lima (PL), que era o “voto dúvida” até o último minuto.
Dos 38 deputados presentes à sessão, 37 votaram em Júlio Garcia e3 dos dois ausentes, Antídio Lunelli (MDB) e Ivan Naatz (PL), haviam confirmado apoio ao deputado. Naatz estava em Brasília onde cumpriu agenda durante o fim de semana e Lunelli está em viagem internacional.
Em seu discurso, Garcia lembrou de sua primeira eleição para a presidência, em 2005, quando marcou a história do estado ao ser o primeiro presidente da Assembleia eleito por unanimidade. Naquela época, recordou Garcia, o voto enigmático era o do então deputado Clésio Salvaro, com quem tinha divergências políticas.
Ao ser aconselhado a conversar com Salvaro, Garcia respondeu que não o faria. “Se esse fosse o preço para me eleger presidente eu não o faria. Não por vaidade, e não por orgulho. Porque se éramos adversários até aquele momento, não era o momento mais adequado para a conciliação”, explicou.
Ao lembrar do episódio, Garcia citou em seu discurso o voto de abstenção do deputado Sargento Lima (PL). “A democracia funciona assim”, resumiu.
O destacou o papel do Parlamento catarinense como garantidor e fomentador da democracia e falou sobre a relação harmoniosa e independente com os demais poderes e órgãos do Estado.
Veja no vídeo uma parte do discurso de Júlio Garcia:
Não é novidade no meio político o poder de articulação de Júlio Garcia e o respeito que ele conquistou entre os deputados nos mandatos para os quais foi eleito, e que já somam sete.
Na eleição e posse que aconteceram neste sábado, mais uma vez a força política do deputado foi comprovada.
Garcia assume a presidência da Assembleia pela quarta vez em um sábado de verão, com as galerias da sede do Poder Legislativo lotados.
Marcaram presença no evento representantes do poder Judiciário, Tribunal de Contas, Governo do Estado e da comunidade em geral, além de prefeitos, vereadores entre outras lideranças.
A eleição, por pouco não alcançou a unanimidade. É voz corrente no estado de Santa Catarina no entanto, o fato de o deputado Júlio Garcia ser incontestavelmente uma das lideranças de maior peso político da atualidade.
Veja como ficou a composição da Mesa Diretora da Alesc:
Júlio Garcia (PSD)
Vice – Fernando Kreling (MDB)
Segundo vice- Padre Pedro (PT)
Primeira Secretaria – Ana Campagnolo (PL)
Segunda Secretaria – Marcos da Rosa (União Brasil)
Terceira Secretaria -Podemos ( Lucas Neves )
Quarta secretaria – Oscar Gutz (PL)