A Polícia Militar de Criciúma está em ação na cidade em parceria com a prefeitura, para uma grande operação na região do Bairro Pinheirinho, um dos bairros problemáticos da cidade em relação ao tráfico de drogas. Nesta sexta-feira, foram apreendidos durante a operação, cerca de R$ 50 mil em cocaína.

Foram apreendidos 2,5 kg de cocaína, o que corresponde a R$ 50 mil
A Operação “Mão Forte” iniciou nesta semana e deve durar pelo menos 15 dias. O tenente-coronel Mário Luiz da Silva, Comandante do 9 Batalhão da Polícia Militar de Criciúma explica que a área de invasão perto dos trilhos acaba em domínio do tráfico propenso à criminalidade.
“ A área é dominada pelo tráfico e paralelamente a isso atualmente há uma invasão, aglomeração de usuários de drogas, dependentes químicos muitos em condição de rua, que gerou muita desordem naquela região. Desordem e pequenos delitos”, explicou.
A Operação tem a cooperação do Poder Público Municipal em duas frentes, incluindo a de encaminhamento de usuários de drogas em situação de rua para tratamento. Há no entanto, os que já possuem ordem de prisão por parte da justiça, que serão cumpridas pela polícia durante a operação.
“Outra frente que solicitamos ao poder público municipal e eles estão nos apoiando é a atuação em imóveis irregulares, construções irregulares em áreas invadidas. Atualmente o sujeito vai la constrói um barraco em uma área privada e passa a ser utilizado para guardar produtos de furto, comercializar entorpecentes enfim, espaços que são utilizados para prática de crimes, estamos realizando a demolição. O poder público também auxilia na limpeza de imóveis. A gente chama isso de arquitetura contra o crime arquitetura quando desordenada ela se torna um terreno propenso parta o crime. Um imóvel sujo, com matagal, é um local propenso para o criminoso esconder , fica mais difícil a operação por parte dos órgãos policias e neste sentido estamos acionando a prefeitura para fazer a limpeza desses imóveis, imóveis que nós indicamos”, informa o Comandante do Batalhão da Polícia Militar.