VIDEO: SC vai judicializar proposta do governo federal de cota para pesca da tainha - Karina Manarin

VIDEO: SC vai judicializar proposta do governo federal de cota para pesca da tainha

O Secretário de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo, prevê que a portaria que vai instituir cota de 800 toneladas para a Pesca da Tainha no Estado seja publicada nesta sexta-feira (28).

A partir de então, a questão será judicializada.

 “Nós já conversamos com o Dr Márcio Viccari, da Procuradoria Geral do Estado e vamos judicializar”:, informou o Secretário durante o evento “Santa Catarina Levada a Sério”, com a presença do governador Jorginho Mello em Criciúma nesta quinta-feira (27). 

Na última semana, o Secretário esteve com o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. Participaram da reunião  a Secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco, o Senador Esperidião Amin, a Deputada Federal Geovania de Sá, o Deputado Emerson Stein, vereadores de cidades catarinenses e o representante da Federação dos Pescadores de Santa Catarina, Ivo Silva, Associações de Pescadores.

Durante o encontro, o Secretário de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Frigo, questionou o fato de somente o estado de Santa Catarina estar sendo submetido a cota para pescadores artesanais. Também foi apresentado um requerimento da Fundação Catarinense de Cultura destacando a importância cultural da pesca artesanal para o estado (Patrimônio Cultural por Lei).

Na ocasião, o Ministro disse não poder fazer nada quanto ao fato e que a medida deveria ser mantida. Os técnicos do Ministério, sem apresentar a fonte dos dados, insistiram que se mais restrições não fossem impostas teríamos uma possível extinção da tainha.

No ano passado, explica o secretário, a pesca da tainha atingiu 1,6 toneladas em Santa Catarina .

Veja o vídeo do Secretário Tiago Frigo solicitando explicações ao Ministro sobre a cota para Pesca da Tainha em SC:

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.