Está assinado o Edital de Licitação para a construção da nova sede da Câmara de Vereadores de Criciúma. Com isso, começa a sair do papel tentativa iniciada há mais de 20 anos e que passaram por vários presidentes do Legislativo.
A assinatura do Edital aconteceu na tarde desta quinta-feira (20), na prefeitura de Criciúma com a presença do prefeito Clésio Salvaro (PSD), vice, Ricardo Fabris (MDB) e do presidente da Casa, Jair Alexandre (Sem partido). Também marcaram presença representantes de entidades como o Forcri e Observatório Social, que auxiliaram na concretização do projeto já que fazem parte da Comissão que discutiu detalhes da proposta.
A nova sede foi projetada, para ter eficiência energética e sustentável, incorporando soluções para minimizar os impactos ambientais. Com a instalação de um sistema de captação, será possível reutilizar a água da chuva.
Também serão instalados painéis fotovoltaicos para geração de energia. Além disso, a estrutura contará com espaços com iluminação natural, utilizando telhas translúcidas.
O prédio terá 4.746 m² e será construído em um terreno na Avenida Santos Dumont, nas proximidades do Ginásio Municipal de Esportes Irmão Walmir Antônio Orsi.
Desenvolvido pelo arquiteto e urbanista da Prefeitura de Criciúma, André de Luca, o projeto foi pensado para proporcionar espaços adequados para as atividades legislativas, administrativas e de atendimento ao público.
Ao todo, o prédio terá 21 gabinetes para os vereadores, salas de reunião, plenário para sessões com capacidade para 228 pessoas sentadas, áreas para audiências públicas e espaços para eventos. O estacionamento terá vagas para mais de 40 veículos e acesso restrito dos vereadores ao plenário.
Com a construção da sede própria, a economia anual com aluguel e condomínio será de aproximadamente R$ 500 mil.
Atualmente, o Poder Legislativo está instalado em um prédio situado na rua Coronel Pedro Benedet. A nova sede tem orçamento aproximado de R$18 milhões e será construída com recursos de financiamento do Finisa através da prefeitura de Criciúma.