Leia Também: Daniela Reinehr recebe boas notícias em Brasília entre elas a da chegada de mais vacinas; Livro conta histórias de mulheres catarinenses com expressão nacional
15/04/2021 20:28

O arquivamento do Inquérito de Moisés

“Todas as diligências e técnicas investigativas empregadas na tentativa de elucidar os fatos não foram aptas a colher elementos que permitam a conclusão suficientemente segura para concluir pela participação do governador nos crimes apurados, razão pela qual o inquérito deve ser arquivado em relação a CARLOS MOISÉS DA SILVA”, frase do documento onde o Ministro Benedito Gonçalves, do STJ arquiva definitivamente o inquérito que investigada a possibilidade de participação do Governador afastado, Carlos Moisés na compra dos Respiradores.

Esse foi novamente o assunto da política estadual nesta quinta-feira, em razão do novo fôlego ao governador, ameaçado de ser afastado definitivamente do cargo. São cinco os órgão de controle que decidem na mesma linha. A conferir agora se isso tudo será suficiente para novo entendimento por parte dos julgadores do Tribunal do Impeachment. Tanto a investigação da Polícia Federal quanto o pedido de arquivamento por parte do MPF serão enviados ao Tribunal. 

 Bastidores

Nos bastidores políticos a agitação é constante quando o assunto é o Tribunal do impeachment. O deputado José Milton Scheffer, que foi líder do Governo de Carlos Moisés é um exemplo de “situação delicada”. No atual governo interino de Daniela Reinehr, está seu correligionário e primo, o atual secretário de Infraestrutura, Leodegar Tiscoski. Caso Zé Milton de fato mantenha o voto contrário ao impeachment, como foi no final de março, a probabilidade é o primo "voar"da cadeira.

 Entretenimento

Enquanto está na cadeira, a governadora Daniela Reinher continua se movimentando como se efetivada estivesse. A expectativa para esta sexta-feira é de anúncio de mais dois secretários. Ontem em Brasília ela teve agendas em vários setores, entre eles o de entretenimento. Ouviu do Secretário de Cultura, Mário Frias, que ele tenta financiamento na ordem de R$ 405 milhões para auxílio ao setor em todo o Brasil.

 Estreia

O criciumense Jorge Davi, Secretário Estadual de Articulação Nacional recém nomeado pela Governadora estreiou na agenda em Brasília com o pé direito. Acompanhou Daniela Reinher com desenvoltura por todo o roteiro na Capital Federal , passando também no Ministério dos Transportes (foto), e ouviu no Ministério da Saúde, junto com a governadora uma das notícias que mais se espera nos últimos tempos: que Santa Catarina vai receber amanhã mais 229 mil doses de vacina. 

 MDB

Lideranças do MDB da Amrec pretendem nova reunião nos próximos dias para colocar a mesa a organização visando as candidaturas proporcionais de 2022 na região. Por ora, estão colocados os nomes de Ada de Luca e Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Com a saída dos dois atuais deputados estaduais do cenário, mantém-se o nome do ex-prefeito Murialdo Gastaldon mas ouve-se nos bastidores uma nova alternativa para concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa: a do ex-governador Eduardo Moreira.

 No PP

Nos bastidores do PP da Amrec confirma-se a possibilidade de o prefeito de Urussanga, Gustavo Cancelier concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa em 2022. Está em pauta também o nome do ex-deputado Valmir Comin. Para federal, Ângela Ghislandi, que foi candidata a vice-prefeita de Nova Veneza em 2020 é o nome lembrado.

 No PL

Na entrevista que concedeu ao blog, o deputado federal Daniel Freitas, do PSL, sinalizou que caso o presidente Bolsonaro opte por não retornar ao PSL, ele solicitará orientações ao presidente sobre seu caminho em Santa Catarina. Sinalizou que poderá ser o PL do senador Jorginho Mello. Daniel Freitas é de Criciúma e no PL bateria de frente com as intenções da advogada Júlia Zanatta de concorrer a mesma vaga. A conferir como ficará a situação do pré-candidato a deputado estadual pelo PL, Márcio Búrigo, com a votação das contas referentes a 2016. Caso Márcio não possa concorrer abriria uma “vaga"de candidato a deputado estadual pelo PL de Criciúma. 

Confira aqui a entrevista completa 

 Campanha

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, aderiu à sugestão do vereador Paulo Ferrarezzi, do MDB, e anunciou ontem que está na campanha Vacina contra a Fome, da Fecam. A campanha consiste na coleta de alimentos da cesta básica nos locais de vacinação contra a Covid-19. A doação não é obrigatória.Em Criciúma são 49 locais para vacinação contra a Covid-19 nas UBSs e um ponto no estádio Heriberto Hulse.O vereador apresentou requerimento na Câmara sugerindo a campanha e teve conversa também com secretários e o prefeito Clésio Salvaro sobre o assunto.

 

História 

O livro, “Você Mulher Ainda Melhor”, tem entre as 30 lideranças catarinenses com expressão nacional escolhidas por suas história, duas nascidas em Imbituba. Silvia Marafon cresceu numa família onde o pai era pedreiro; e hoje é das executivas mais respeitadas no segmento da tecnologia: CEO da Cianet e Advisor no programa de governança da FIESC. Joana de Jesus cresceu migrando de casa em casa, filha de doméstica; e antes mesmo de chegar aos 40 anos já é CEO e sócia da Automatisa, que exporta para 10 países. De autoria de Ana Lavratti, a obra chegou à segunda edição antes mesmo de completar um mês de lançamento e traz também a biografia a biografia da governadora interina Daniela Reinehr, da Secretária de Estado da Administração, Ana Blasi, e da Secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto, entre 30 lideranças catarinenses com expressão nacional, como Sônia Hess de Souza, primei ra mulher a receber o prêmio Personalidade de Vendas, da ADVB nacional, e vice-presidente do Mulheres do Brasil. 

Serra

Atendendo pedido da Prefeitura Municipal de Lauro Müller, a Superintendência Regional Sul do Deinfra, adequou o calendário de obras na Serra do Rio do Rastro em razão do feriado de Tiradentes, no próximo dia 21. Conforme comunicado oficial do órgão, o tráfego de veículos será bloqueado no feriado e Tiradentes, próxima quarta-feira. Em contrapartida o trânsito será liberado de sexta-feira até segunda-feira.O objetivo da solicitação, conforme a prefeita Saionara Bora, do MDB é melhorar o fluxo de turistas na serra no final de semana pós feriado. A Prefeitura já está alinhando também o feriado de Corpus Christi, no mês de junho

Morro da Fumaça

Em Morro da Fumaça, três vereadores fizeram aprovar indicação para a criação dos programas “Remédio em Casa” e Exame em Casa”. A proposta, de autoria de Alison Felix Bertan, do PSD, Jorgia Guglielmi, do PSDB, Laenio da Silva, do MDB, tem por base a entrega domiciliar de medicamentos e exames para portadores de doenças crônicas e com incapacidade motora que não podem se dirigir até as unidades de saúde ou farmácia central para recebimento. 

Enviando Comentário Fechar :/