Moreira pode concorrer a deputado estadual; Moisés sai do respirador; Comin lembrado no PP para estadual; - Karina Manarin
Moreira pode concorrer a deputado estadual; Moisés sai do respirador; Comin lembrado no PP para estadual;

Moreira pode concorrer a deputado estadual; Moisés sai do respirador; Comin lembrado no PP para estadual;

O arquivamento do Inquérito de Moisés

“Todas as diligências e técnicas investigativas empregadas na tentativa de elucidar os fatos não foram aptas a colher elementos que permitam a conclusão suficientemente segura para concluir pela participação do governador nos crimes apurados, razão pela qual o inquérito deve ser arquivado em relação a CARLOS MOISÉS DA SILVA”, frase do documento onde o Ministro Benedito Gonçalves, do STJ arquiva definitivamente o inquérito que investigada a possibilidade de participação do Governador afastado, Carlos Moisés na compra dos Respiradores.

Esse foi novamente o assunto da política estadual nesta quinta-feira, em razão do novo fôlego ao governador, ameaçado de ser afastado definitivamente do cargo. São cinco os órgão de controle que decidem na mesma linha. A conferir agora se isso tudo será suficiente para novo entendimento por parte dos julgadores do Tribunal do Impeachment. Tanto a investigação da Polícia Federal quanto o pedido de arquivamento por parte do MPF serão enviados ao Tribunal. 

 Bastidores

Nos bastidores políticos a agitação é constante quando o assunto é o Tribunal do impeachment. O deputado José Milton Scheffer, que foi líder do Governo de Carlos Moisés é um exemplo de “situação delicada”. No atual governo interino de Daniela Reinehr, está seu correligionário e primo, o atual secretário de Infraestrutura, Leodegar Tiscoski. Caso Zé Milton de fato mantenha o voto contrário ao impeachment, como foi no final de março, a probabilidade é o primo “voar”da cadeira.

 Entretenimento

Enquanto está na cadeira, a governadora Daniela Reinher continua se movimentando como se efetivada estivesse. A expectativa para esta sexta-feira é de anúncio de mais dois secretários. Ontem em Brasília ela teve agendas em vários setores, entre eles o de entretenimento. Ouviu do Secretário de Cultura, Mário Frias, que ele tenta financiamento na ordem de R$ 405 milhões para auxílio ao setor em todo o Brasil.

 Estreia

O criciumense Jorge Davi, Secretário Estadual de Articulação Nacional recém nomeado pela Governadora estreiou na agenda em Brasília com o pé direito. Acompanhou Daniela Reinher com desenvoltura por todo o roteiro na Capital Federal , passando também no Ministério dos Transportes (foto), e ouviu no Ministério da Saúde, junto com a governadora uma das notícias que mais se espera nos últimos tempos: que Santa Catarina vai receber amanhã mais 229 mil doses de vacina. 

 MDB

Lideranças do MDB da Amrec pretendem nova reunião nos próximos dias para colocar a mesa a organização visando as candidaturas proporcionais de 2022 na região. Por ora, estão colocados os nomes de Ada de Luca e Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. Com a saída dos dois atuais deputados estaduais do cenário, mantém-se o nome do ex-prefeito Murialdo Gastaldon mas ouve-se nos bastidores uma nova alternativa para concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa: a do ex-governador Eduardo Moreira.

 No PP

Nos bastidores do PP da Amrec confirma-se a possibilidade de o prefeito de Urussanga, Gustavo Cancelier concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa em 2022. Está em pauta também o nome do ex-deputado Valmir Comin. Para federal, Ângela Ghislandi, que foi candidata a vice-prefeita de Nova Veneza em 2020 é o nome lembrado.

 No PL

Na entrevista que concedeu ao blog, o deputado federal Daniel Freitas, do PSL, sinalizou que caso o presidente Bolsonaro opte por não retornar ao PSL, ele solicitará orientações ao presidente sobre seu caminho em Santa Catarina. Sinalizou que poderá ser o PL do senador Jorginho Mello. Daniel Freitas é de Criciúma e no PL bateria de frente com as intenções da advogada Júlia Zanatta de concorrer a mesma vaga. A conferir como ficará a situação do pré-candidato a deputado estadual pelo PL, Márcio Búrigo, com a votação das contas referentes a 2016. Caso Márcio não possa concorrer abriria uma “vaga”de candidato a deputado estadual pelo PL de Criciúma. 

Confira aqui a entrevista completa 

 Campanha

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, aderiu à sugestão do vereador Paulo Ferrarezzi, do MDB, e anunciou ontem que está na campanha Vacina contra a Fome, da Fecam. A campanha consiste na coleta de alimentos da cesta básica nos locais de vacinação contra a Covid-19. A doação não é obrigatória.Em Criciúma são 49 locais para vacinação contra a Covid-19 nas UBSs e um ponto no estádio Heriberto Hulse.O vereador apresentou requerimento na Câmara sugerindo a campanha e teve conversa também com secretários e o prefeito Clésio Salvaro sobre o assunto.

 

História 

O livro, “Você Mulher Ainda Melhor”, tem entre as 30 lideranças catarinenses com expressão nacional escolhidas por suas história, duas nascidas em Imbituba. Silvia Marafon cresceu numa família onde o pai era pedreiro; e hoje é das executivas mais respeitadas no segmento da tecnologia: CEO da Cianet e Advisor no programa de governança da FIESC. Joana de Jesus cresceu migrando de casa em casa, filha de doméstica; e antes mesmo de chegar aos 40 anos já é CEO e sócia da Automatisa, que exporta para 10 países. De autoria de Ana Lavratti, a obra chegou à segunda edição antes mesmo de completar um mês de lançamento e traz também a biografia a biografia da governadora interina Daniela Reinehr, da Secretária de Estado da Administração, Ana Blasi, e da Secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto, entre 30 lideranças catarinenses com expressão nacional, como Sônia Hess de Souza, primei ra mulher a receber o prêmio Personalidade de Vendas, da ADVB nacional, e vice-presidente do Mulheres do Brasil. 

Serra

Atendendo pedido da Prefeitura Municipal de Lauro Müller, a Superintendência Regional Sul do Deinfra, adequou o calendário de obras na Serra do Rio do Rastro em razão do feriado de Tiradentes, no próximo dia 21. Conforme comunicado oficial do órgão, o tráfego de veículos será bloqueado no feriado e Tiradentes, próxima quarta-feira. Em contrapartida o trânsito será liberado de sexta-feira até segunda-feira.O objetivo da solicitação, conforme a prefeita Saionara Bora, do MDB é melhorar o fluxo de turistas na serra no final de semana pós feriado. A Prefeitura já está alinhando também o feriado de Corpus Christi, no mês de junho

Morro da Fumaça

Em Morro da Fumaça, três vereadores fizeram aprovar indicação para a criação dos programas “Remédio em Casa” e Exame em Casa”. A proposta, de autoria de Alison Felix Bertan, do PSD, Jorgia Guglielmi, do PSDB, Laenio da Silva, do MDB, tem por base a entrega domiciliar de medicamentos e exames para portadores de doenças crônicas e com incapacidade motora que não podem se dirigir até as unidades de saúde ou farmácia central para recebimento. 

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.